O jovem de 16 anos, natural de Torre de Moncorvo, detido em prisão preventiva desde a semana passada, está, desde ontem, em prisão domiciliária, mediante o uso de pulseira electrónica. Trata-se de um caso inédito no distrito de Bragança por se tratar de um menor. Agora, o rapaz vai ficar em casa de familiares, nesta cidade.

O jovem, considerado um menor em risco, estava na altura da detenção à guarda de uma instituição de solidariedade social de Bragança, que recebe menores do sexo masculino considerados de risco ou sem familiares.

O rapaz havia sido identificado pela Polícia de Segurança Pública (PSP) como presumível responsável por diversos actos de vandalismo no centro de Bragança, designadamente montras partidas, meia dúzia de pequenos assaltos a estabelecimentos comerciais e danos em pneus de pelo menos 40 automóveis estacionados na via pública.

Segundo uma fonte ligada ao processo, o jovem era frequentemente apanhado pela Polícia, que o levava à instituição, mas ele acabava por fugir. Em muitos casos, ausentava-se na mesma noite da intervenção das autoridades, acabando por causar distúrbios.

No entanto, a mesma fonte adiantou que não se trata de um menor violento, mas que aparentava algumas perturbações psicológicas e falhas de memória.

O jovem é proveniente de uma família de parcos recursos económicos, o que terá obrigado a Segurança Social a retirá-lo aos pais, em conjunto com uma irmã, também menor, que está à guarda de uma instituição para raparigas em Bragança.

A mesma fonte referiu que se trata de um problema complicado, uma vez que o jovem provém de uma família que apresenta vários problemas e que existe alguma negligência por parte dos pais.

Alternativa à prisão preventiva

As pulseiras electrónicas são aplicadas por decisão judicial, como alternativa à medida de coacção mais forte a prisão preventiva. Colocadas no braço ou no tornozelo dos arguidos, emitem um sinal permanente para um receptor com acesso aos meios informáticos da central do Instituto de Reinserção Social, que procede à vigilância da medida de coacção.



PARTILHAR:

Caretos de Salsas passam fronteira

Bornes