Em primeira mão, o Diário de Trás-os-Montes apresenta a música “olhem os caretos”, hino dedicado pela Quinta do Bill aos Caretos de Podence, e ao seu Entrudo Chocalheiro.

O vídeo foi terminado hoje, mesmo a tempo da partida para Bogotá, onde será anunciado ao Mundo a decisão da UNESCO sobre a candidatura a Património da Imaterial Humanidade.

Esta música feita para ser cantada e dançada, é um hino e um tributo aos caretos, vocalista dos Quinta do Bill, Carlos Moisés, confessa-se “um apaixonado por tudo o que seja música tradicional” e teve “a preocupação de que a canção mostrasse a realidade da música tradicional de Trás-os-Montes para sensibilizar as pessoas para a realidade dos Caretos, e que respeitasse as tradições culturais”.

O Vocalista da banda diz “ideia da música partiu de um convite feita pelo António Carneiro aquando de um concerto que fizemos em Macedo de Cavaleiros, e onde tive oportunidade de conhecer a Casa do Careto em Podence e vestir um fato de careto, até que chegamos ao dia de hoje, dia do lançamento da música”.

“O desafio não foi fácil, porque queríamos respeitar a tradição do entrudo chocalheiro, a música tradicional portuguesa, e ao mesmo tempo respeitar a musicalidade dos Quinta do Bill, mas introduzindo alguns ingredientes da música de Trás-os-Montes, como a gaita de foles, a caixa e o bombo” continua Carlos Moisés.

A Inspiração para a música “partiu das tradições do carnaval, do entrudo chocalheiro, das tradições dos rapazes, rituais de iniciação, ligado à fertilidade, uma canção muito ligada à agricultura e do trabalho do campo, do inverno duro e frio, sobretudo queríamos respeitar a tradição que é muito genuína e que importantíssimo continuar a mostrar às noivas gerações”

O vocalista dos Quinta do Bill explicou ainda que começou “por fazer a música e só depois juntou a letra da autoria de Sebastião Antunes, numa simbiose que permite hoje mostrar ao mundo esta canção que se espero transformar num hino aos Caretos de Podence”

Carlos Moisés “ficaria muito feliz se os Caretos de Podence conseguissem concretizar este desejo, da elevação a Património da Humanidade”, e associa o contributo da banda “ao esforço” coletivo para alcançar este objetivo.

Com mais de 30 anos de carreira e um conjunto de canções únicas, a QUINTA DO BILL é indiscutivelmente a maior banda folk rock portuguesa. Os oito álbuns de originais editados provam a diversidade de uma obra que mistura a emoção das baladas com a energia contagiante da folk e do rock.

Pois ela aí está e pode ouvida no vídeo partilhado abaixo, em primeiríssima mão aqui no Diário de Trás-os-Montes.

Vamos todos ajudar os Caretos de Podence a chegar mais longe neste caminho até à UNESCO, oiçam a música, comentem, divulguem, partilhem no facebook.

Letra:

“Olhem os Caretos
A chocalhar (…)
Saltar, soltar, trajar
É o nosso nordeste a falar
Traquinar, perturbar, assustar, a brincar
São rapazes capazes de nos afrontar
Tradição que nos conta que o medo se vence
Mistério de Podence."

 

QUINTA DO BILL - “Olhem os Caretos”

Créditos

Música – Carlos Moisés
Letra – Sebastião Antunes

Carlos Moisés -  Vozes
Paulo Bizarro  - Baixo
Cató Calado    - Guitarras
André Moinho  - Bateria
Dalila Marques - Violino
Tiago Morais    - Gaita de foles
Tiago Araújo    - Percussões

Gravado por Renato Dias e André Moinho – Small Town Studios
Misturado por Juan Mesquita
Masterizado por Rui Dias – Estúdio Mister Master
Imagem de Zé Maria Mendonça
Edição de imagem Carlos Batista



PARTILHAR:

PJ investiga aparecimento de ossadas humanas numa zona ardida em Alijó

Suspeito de violência doméstica proibido de se aproximar da vítima