As eleições intercalares da freguesia de Ervededo, no concelho de Chaves, distrito de Vila Real, marcadas para 13 de dezembro, contam com listas candidatas do PS e do PSD, encabeçadas por André Silveira e Paulo Rodrigues, respetivamente.

Segundo o despacho do secretário de Estado da Descentralização e da Administração Local, Jorge Botelho, divulgado em 08 de outubro, “após renúncia de 21 eleitos locais para a Assembleia de Freguesia de Ervededo, carece este órgão de condições de funcionamento por inexistência do número legalmente necessário de membros em efetividade de funções”.

André Silveira, de 60 anos, reformado após carreira na GNR, já tinha concorrido ao cargo em 2017, é o candidato do PS às eleições intercalares e pretende agora “devolver a Ervededo a identidade própria”, afirmou à Lusa.

“Vim para a minha terra há uns anos, depois de me reformar, vi que a freguesia não andava bem e penso ser a pessoa que posso mudar isto, quer há três anos quer agora. Tenho uma equipa batalhadora e que quer fazer algo pela freguesia”, garantiu.

O também presidente da Associação Cultural e Recreativa de Agrela de Ervededo destaca a necessidade de criar atividades para os mais idosos, defendendo a realização de jogos tradicionais e populares, o convívio entre as aldeias que compõe a freguesia.

Apesar das eleições intercalares serem a cerca de 10 meses das próximas autárquicas, André Silveira garante que, se for eleito, a população “já se irá aperceber do trabalho realizado” nesse tempo.

Já Paulo Rodrigues, o candidato do PSD à freguesia de Ervededo, destacou à agência Lusa que o principal objetivo “é defender o melhor para o povo”.

“Tenho comigo uma lista de gente séria, competente e humilde, gente que sente e ama a sua terra, com grande capacidade de trabalho e que procura dar o melhor de si para que a freguesia seja mais atrativa, onde o desenvolvimento não pare e onde sintamos orgulho em viver”, garantiu.

Eletricista de profissão, o candidato, de 48 anos, concorre pela primeira vez a eleições com a vontade de “mudar a freguesia para melhor”.

“É com verdade, com trabalho e com competência, aliadas a uma gestão transparente, aberta, plural e participativa, que me candidato a gerir o destino da terra. As pessoas conhecem-me e sabem o quanto me esforço para desempenhar com rigor e sentido de responsabilidade todas as minhas funções”, destacou.

 Num despacho publicado em 29 de outubro no Diário da República (DR), o secretário de Estado Antero Luís nomeou Jacinto João Lage Alves (PSD), Gabriel do Nascimento Dias (PSD) e André Lourenço da Silveira (PS) para a comissão administrativa da freguesia de Ervededo.

As eleições de 2017, que tiveram 909 eleitores inscritos e 496 votantes, foram ganhas pela lista liderada por Ilídio Jorge Correia (PSD), que já tinha sido também eleito em 2013.



PARTILHAR:

PJ detém suspeitos de obrigar homem de 66 anos a trabalho escravo

Surto com 23 casos positivos em hospital e lar de idosos em Mirandela