A Polícia Judiciária (PJ) deteve no distrito de Bragança um casal indiciado por sujeitar a trabalho escravo um homem de 66 anos que padece de atraso mental moderado e sem qualquer resguardo familiar, informou hoje aquela autoridade.

Os detidos pela Polícia Judiciária (PJ), são um casal residente na aldeia de Penafria, Carrazeda de Ansiães, por suspeitas de terem mantido como escravo um homem durante três anos,

Em comunicado, a PJ indica que a vítima já foi retirada do domínio dos suspeitos e colocada em instituição de acolhimento a pessoas vítimas deste tipo de crime.

Quanto aos detidos, ele de 43 anos e ela de 40, foram presentes a um juiz de instrução que os sujeitou à medida de coação de proibição de contactarem a vítima ou dela se aproximarem.

“Entre meados de junho de 2017 até à atualidade, a vítima pastoreava os animais sem direito a retribuição e a alimentação era claramente pobre e insuficiente para o dia de trabalho”, relata a PJ, no seu comunicado.

Já a partir de maio de 2019, o casal de suspeitos arrendou um espaço de arrumos, num campo agrícola, onde a vítima passou a viver em permanência, acompanhado de animais.

O espaço arrendado, indica a polícia, “não dispunha de água, luz, higiene ou quaisquer condições de salubridade. E desde essa data até setembro não tomou banho ou mudou de roupa, recebendo comida em más condições, uma vez por dia”.



PARTILHAR:

Sobe o número de idosos em isolamento segundo a GNR

PS e PSD concorrem às eleições intercalares na freguesia de Ervededo