Fundado, em 1950, por iniciativa de Joaquim da Isaura e Américo Ribeiro, o grupo dos Zíngaros é presença habitual em romarias, arruadas e alvoradas de todo o País e estrangeiro.

Composto por 13 elementos, a colectividade de Carrazeda de Ansiães começou por se chamar Zés Pereiras, nome pelo qual ainda é apelidado no Norte do País.
Só passado algum tempo é que o grupo adoptou a actual denominação de Zíngaros, termo de origem cigana e que se referia aos músicos que, através de bombos e gaitas, animavam diversas festas e rusgas do concelho.
Actualmente, o grupo é constituído por 22 elementos que desempenham diversas funções dentro da colectividade, como tocadores de bombos, caixas, gaitas de foles, clarinetes e requinta, porta-bandeira, gigantones e cabeçudos.

Os Zíngaros actuam em Portugal e no estrangeiro, desde que sejam convidados para animar todo o tipo de eventos, como festas e romarias, eventos culturais, inaugurações, cortejos carnavalescos, queimas de fitas e feiras populares, entre outros.

Em digressão pelo Mundo

Corria o ano de 1951 quando os músicos, gigantones e cabeçudos desfilam, pela primeira vez, em público durante a homenagem ao jogador Victor Guilhar, num jogo de futebol em Carrazeda de Ansiães.
Já em 1952, o grupo chegou a estar fora do concelho cerca de 230 dias, numa digressão que atravessou todas as regiões do País.

A primeira de muitas condecorações e distinções dos Zíngaros deu-se em Lamego, com uma medalha de ouro. Posteriormente, foram galardoados ou homenageados em diversas localidades, como Peniche e Matosinhos.
Já em Vila Real, Castro D’Aire e Orense (Espanha) receberam medalhas de prata. Em Dorthund (Alemanha) a colectividade transmontana foi distinguida com quatro fitas/galhardetes.

Em 2003, o grupo parte à conquista do Algarve, numa digressão que durou uma semana. Tratou-se de uma viagem que o presidente dos Zíngaros, Hernâni de Sousa classificou de “fantástica”.
Após a legalização do grupo, com estatuto e sede próprios, nasce, em 1986, a Associação Zíngaros de Carrazeda de Ansiães. Além das alterações na bandeira e constituição do grupo, a farda da colectividade também foi modificada.

Deste modo, os elementos dos Zíngaros passaram a usar camisa verde, calças pretas listadas a verde, faixa amarela e lista verde no chapéu.
Anteriormente, o fardamento do grupo era composto por calças pretas, camisa branca, jalecas cinzentas com mangas e lista vermelha e um chapéu de palha preta com fita vermelha.

Os Zíngaros ficam conhecidos nas localidades por onde passam, pela folia, animação e as figuras caricatas dos gigantones e cabeçudos, assim como pelos sons tradicionais da gaita-de-foles, acordeão, clarinete e requinta.



SHARE:

Stalone: o polidor de calçado - Não é filme, mas apenas a história de um homem que teima em viver com dignidade

Escritor transmontano a residir em Lisboa