O bacalhau à mirandesa será a nova proposta gastronómica a incluir nos cardápios dos restaurantes do concelho de Miranda do Douro. A sugestão culinária vai assim juntar-se a pratos de referência, como a conhecida posta de carne à mirandesa, o cordeiro churro galego assado na brasa ou o fumeiro tradicional, \"rematados\" como a doçaria tradicional, onde sobressai a famosa bola doce mirandesa.

A confecção inicial do prato de bacalhau estará a cargo da Confraria do Bacalhau de Ílhavo, que vai propor aos restaurantes aderentes novas formas de cozinhar o peixe. Depois, cada restaurante local poderá dar-lhe um toque \"pessoal\", à semelhança do que acontece com a posta à Mirandesa. Certo é que os produtos agrícolas da região serão sempre uma referência na confecção da iguaria gastronómica.

A ideia começou a ganhar forma no decurso da Semana Gastronómica do Bacalhau, que decorreu naquela cidade do planalto mirandês, recebendo um número significativo de visitantes apreciadores do \"fiel amigo\".

Segundo Artur Nunes, presidente da Associação Comercial de Miranda do Douro (ACIMD) a promotora da iniciativa, a Confraria do Bacalhau de Ílhavo já se comprometeu, estando prevista a apresentação do primeiro prato de bacalhau à mirandesa para o final deste mês. A ACIMD prepara agora uma nova forma de promover o concelho, em que o café será o chamariz.



PARTILHAR:

Obras de requalificação

Mascaradas de invierno de Zamora y Braganza