O professor Fernando Pena venceu hoje o prémio Álvaro Batista Gonçalves pelo trabalho com os seus alunos que o veem como um docente exigente, com sentido de humor e que “ensina imensa matemática quase sem darem conta”.

Reconhecer e motivar a excelência no ensino na Matemática no ensino básico e secundário é a razão de ser do prémio que nasceu da parceria entre a Associação Álvaro Batista Gonçalves (o nome de um empresário de Miranda do Douro) e da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM).

Este ano, o júri decidiu atribuir o prémio ao professor do Colégio Planalto, em Lisboa, apontando entre os motivos para esta escolha “a profundidade como pensa o que é a excelência no ensino da matemática, como vê a sua contribuição para o ensino e as inovações que introduziu”.

Em resposta escrita à Lusa, o júri apontou ainda a renúncia de Fernando Pena “a uma possível carreira universitária por entender que era preciso ir para o básico e secundário assentar conhecimentos”.

O professor que vê a “avaliação como instrumento para identificar lacunas e as suprir, pela missão de querer levar os alunos não só a saber as fórmulas, mas também ao fascínio de conhecer como se descobrem”.

Já os alunos encontram em Fernando Pena “um professor metódico, com todas as aulas muito bem preparadas”, um professor que consegue um “ritmo muito bem pensado que permitia ensinar imensa matemática quase sem darem conta”.

O docente é também apontado pelos estudantes como alguém que está sempre disponível para os acompanhar fora de horas e conseguir que os que têm muitas dificuldades acabem “a saber muito e a gostar de matemática”.

“O seu magnífico sentido de humor, misturado com o facto de ser o professor mais exigente que tiveram” foram outros dos motivos para ser hoje galardoado, acrescenta a Associação Álvaro Batista Gonçalves em resposta à Lusa.

A associação nasceu como o intuito de fomentar nas crianças e nos jovens o gosto pelo estudo de diferentes áreas de ensino, especialmente da matemática, mas também para contribuir para o progresso da cidade de Miranda do Douro, através da excelência na educação.

Licenciado em Matemática pela Universidade Nova de Lisboa, o professor escolhido este ano tem experiência em ensino de Matemática na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Nova, no Instituto Superior de Educação e Ciência, na Escola Superior de Educação Jean Piaget e no Colégio Planalto.

O júri do prémio é composto pelo antigo Presidente da República António Ramalho Eanes (presidente), o ex-ministro da Educação Eduardo Marçal Grilo, o antigo presidente da SPM, João Araújo, e Fernando Pires Gonçalves, filho de Álvaro Batista Gonçalves.



PARTILHAR:

Diretor nacional da PSP reconhece necessidade de mais recursos humanos e materiais

Freixo de Espada à Cinta acolhe Campeonato Europeu de Pelota de 02 a 06 de abril