Freixo de Espada à Cinta acolhe de 02 a 06 de abril o Campeonato Europeu de Pelota, iniciativa encarada como um elemento de excelência para atração de turismo e de desenvolvimento económico deste concelho, foi hoje divulgado.

Em comunicado, este município do distrito de Bragança avança que esta iniciativa é entendida como um passo em frente para colocar este concelho no mapa dos grandes eventos desportivos a nível nacional e internacional e que passará a ostentar a chancela de “concelho bastião da pelota portuguesa”.

O Campeonato Europeu de Pelota conta com a participação de nove seleções europeias entre as quais Portugal, França, Holanda, Itália, Inglaterra, Comunidade Valenciana, Comunidade Autónoma do País Basco (Espanha), Irlanda e Bélgica.

O município de Freixo de Espada à Cinta refere ter apostado na revitalização dos jogos tradicionais do concelho, registando elevada adesão da população à prática desta modalidade, que, indica, se apresenta como um legado cultural a ser preservado, e cuja prática se vê agora reconhecida internacionalmente.

A pelota é uma bola de madeira envolta em cabedal e cada equipa é constituída por três elementos, mais um suplente. Este é um jogo movimentado que coloca à prova a destreza, reflexos e o vigor dos jogadores que, incentivados pelo público, “fazem desta prova um verdadeiro espetáculo desportivo”.

No dia 02 de abril realiza-se a Gala de Abertura deste evento desportivo onde são esperadas algumas centenas de pessoas entre equipas técnicas e público adepto desta modalidade.

Entre os dias 03 e 06 de abril, decorrerá a competição para disputar o título de Campeão Europeu de Pelota 2024, indica a autarquia presidida pelo socialista, Nuno Ferreira.

Este Campeonato Europeu de Pelota tem a particularidade de, “pela primeira vez na história das competições da modalidade, incluir a prática tradicional do jogo da Pelota em Freixo de Espada à Cinta, jogo que se executa contra os alçados laterais da Igreja Matriz, monumento nacional de estilo manuelino.

Este jogo características das comunidades raianas “é o elemento caracterizador e diferenciador da Pelota de Freixo de Espada à Cinta”.



PARTILHAR:

Professor de colégio Planalto distinguido com prémio de Matemática

Helicóptero do INEM já pode aterrar no heliporto do Hospital de Bragança