eventual perda de valências no Hospital de Macedo de Cavaleiros está a originar protestos entre a população, que ameaça manifestar-se na rua. Segundo informações a que o JN teve acesso, estará já em preparação uma megamanifestação como forma de protesto contra a transferência dos serviços de cirurgia e da urgência médico-cirúrgica para o Hospital de Mirandela.

A comissão criada na Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros para acompanhara reorganização dos serviços de saúde, no âmbito da instalação do Centro Hospitalar do Nordeste, reuniu na passada sexta-feira para decidir que medidas tomar contra a perda de serviços. Nas próximas duas semanas, a comissão tem audiências marcadas com os responsáveis pela Administração Regional de Saúde do Norte e sub-Região de Saúde de Bragança, bem como com o governador civil, com o objectivo de \"mostrar o total repúdio sobre essa eventualidade e saber quais os argumentos que servem a transferência de serviços\", referiu José Madaleno, representante do PSD na comissão.

As medidas a desenvolver dependem destes encontros, cuja forma mais drástica poderá passar por uma grande manifestação, visto que há muito os macedenses vêm reclamando o seu direito ao protesto. Aliás, foi por iniciativa dos próprios cidadãos que foram enviadas mais de seis mil cartas ao ministro da Saúde pedindo a manutenção dos serviços daquele hospital.

Aquele responsável referiu que tem conhecimento de que há preparativos para a retirada de serviços, mas ainda não há decisões. No entanto, José Madaleno admitiu que a comissão sabe, através de documentos, de que a transferência da cirurgia para Mirandela está em marcha. \"Há um manto de silêncio muito grande, não se fala com clareza dos objectivos, não se assume nada\", lamentou.

José Madaleno acrescentou que é já sabido que se estão a organizar as coisas no sentido de deslocar a valência de cirurgia ortopédica para Bragança e de transferir os dois cidadãos que trabalham no Hospital de Macedo de Cavaleiros para o de Mirandela.



PARTILHAR:

Comissão de licenciamento

Recusa a horas extraordinárias