Está em curso na cidade de Miranda do Douro uma intervenção arqueológica que tem por objectivo ajudar a compreender cerca de mil anos de história daquela cidade. A iniciativa é da responsabilidade da autarquia, com a coordenação do Gabinete Técnico Local (GTL).

Para já o primeiro passo é pÎr o descoberto um pano de muralhas com cerca de 50 metros de extensão, situada à entrada da localidade e que fazia parte da primeira cerca da velha fortaleza medieval. A intervenção custará cerca de 175 mil euros e o final da empreitada está previsto para Junho.

Segundo o autarca Manuel Rodrigo, o objectivo desta primeira intervenção é engrandecer o centro histórico da cidade. Está já aprovado um contrato-programa que tem em vista requalificar toda a área envolvente pela cintura de muralhas.

A muralha que se pretende pÎr a descoberto data do século X e fazia parte de um fortaleza que estava incluída no contexto da reconquista do vale do Douro aos muçulmanos.

De acordo com Ernesto Vaz, arqueólogo do GTL, a intervenção visa, ainda, entender dois períodos de história local separados por 700 anos, recolhendo dados da origem da primeira cerca.



PARTILHAR:

25 de Junho

Sons da Terra não fecha