O Partido Ecologista "Os verdes" (PEV) recomenda ao Governo que garanta o "mais rápido possível" a modernização da Linha Ferroviária do Douro até ao Pocinho e que contacte Espanha para a reabertura da ligação internacional a Salamanca.

O PEV entregou na Assembleia da República o projeto de resolução nº. 986/XIV/2ª, assinado pelos deputados Mariana Silva e José Luís Ferreira, que defende a Linha Ferroviária do Douro e a reativação dos seus ramais.

No documento, a que a agência Lusa teve hoje acesso, “Os Verdes” recomendam ao Governo que garanta o “mais rápido possível" a concretização da empreitada de modernização da Linha do Douro até ao Pocinho e que garanta também que, nessas empreitadas, seja integrada uma avaliação da segurança dos pilares da ponte ferroviária que se situam na foz do rio Tua, através de vistoria submarina.

O partido defende que o Governo deve também planear e programar a reabilitação e reabertura dos ramais das linhas do Corgo e do Tâmega e garanta “a integralidade dos tabuleiros e dos corredores ferroviários”, e avalie ainda “a reabilitação e reativação do ramal do Sabor, com as devidas e necessárias readaptações”.

Quanto à Linha do Tua, recomenda que deve ser planeada “uma solução para voltar a ligar Mirandela e Bragança pela ferrovia à Linha do Douro".

O PEV quer ainda que, no concurso que está a ser lançado para aquisição de novo material circulante, esteja garantido o material de tração elétrica adequada à oferta nas diversas secções da Linha do Douro.

E, por fim, recomenda que sejam concretizados contactos com o governo espanhol e com o governo regional de Castela e León para a reabertura da ligação ferroviária internacional a Salamanca e à sua continuidade para o centro da Europa.

A ligação internacional foi encerrada a 01 de janeiro de 1985 e o lanço entre Pocinho e Barca d´Alva fechou em 18 de outubro de 1988.

O partido justificou que, com a apresentação deste projeto de resolução, pretende reafirmar a “importância da Linha do Douro e dos seus ramais para o desenvolvimento da região, garantindo a mobilidade das populações, das mercadorias e não só dos turistas”.

“Pretendemos reafirmar a urgência da sua modernização e da reativação do troço Pocinho a Barca D’Alva abrindo portas à retoma do serviço internacional”, frisou.

"Os Verdes" acreditam que, passado mais de um século, a Linha do Douro está a reassumir nova relevância, na região, tanto numa perspetiva histórica, como económica, com a classificação, em 2001, do Alto Douro Vinhateiro (ADV) como Património da Humanidade, pela UNESCO.

“Não só porque a Linha do Douro é um elemento integrante desta paisagem vinhateira classificada, mas também porque é um dos meios de transporte preferenciais, a par com os barcos, para a visitação da mesma”, salientou o partido.

O PEV lembrou que nos últimos anos tem mantido esta linha na agenda política através de iniciativas parlamentes e no terreno, junto das populações e de entidades publicas e privadas da região.

“E é importante relembrar que o Estado Português tem obrigações na preservação da Linha do Douro e dos seus ramais, decorrentes dos compromissos assumidos com a UNESCO, no quadro da classificação do ADV", frisou.



PARTILHAR:

Luso-canadiana quer ser a “voz forte” da comunidade portuguesa no Ontário

Detido por violar confinamento obrigatório