Faltam algumas horas para ficarmos a saber se a UNESCO vai inscrever os "Caretos de Podence” na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, no entanto convém reconhecer todo o trabalho prévio de recolha de elementos e elaboração da candidatura de acordo com os exigentes critérios da UNESCO.

A candidatura dos Caretos de Podence foi considerada "exemplar" pela UNESCO, num reconhecimento "raro", o que dá grande tranquilidade á delegação presente em Bogotá e que é encabeçada pelo Presidente da Câmara Macedo de Cavaleiros Benjamim Rodrigues, pelo Presidente da Junta de Podence João Alves, Patrícia Cordeiro como diretora técnica da Candidatura e o Presidente da associação de Caretos António Carneiro e pelo Diário de Trás-os-Montes.

A candidatura portuguesa foi apresentada em março de 2018 e tem como promotor o Município de Macedo de Cavaleiros, em parceria com a Associação dos Caretos de Podence. O processo desta candidatura foi iniciado em 2014, com uma equipa técnica e científica liderada por Patrícia Cordeiro.

Por ela passou todo o processo, foram milhares de horas de trabalho de campo e gabinete, para cumprir os exigentes critérios de do regulamento do Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal e posteriormente a formalização na UNESCO.



PARTILHAR:

Brasil viu o Bumba meu Boi reconhecido pela Unesco

Olivicultura do Douro em crise