Após três anos de trabalhos ao longo de 1,5 quilómetros, o rio Fresno que banha a cidade de Miranda do Douro apresenta-se agora com novo aspecto. O que no passado era um curso de água praticamente seco nos meses do Verão, deu agora lugar ao designado Parque Urbano do Rio Fresno, uma espécie de mini-Pólis que veio dar «outro fÎlego» àquela zona da cidade.

A empreitada custou cerca de cinco milhões de euros e foi financiada pela Rota da Terra Fria e pelo Programa Operacional do Ambiente, e será inaugurada hoje.

A área foi limpa e desmatada, foram criados circuitos pedonais em plenas margens do rio, foi construído um embarcadouro com diversos equipamentos de apoio para além de um espelho de água controlado por cinco mini barragens. Todo o património existente ao longo da área intervencionada foi recuperado, como é caso de velhas azenhas, moinhos e fontes. E foi colocada iluminação pública ao longo de todo o percurso.

Segundo Manuel Rodrigo, presidente do município de Miranda do Douro, este espaço é o novo pulmão da cidade, tendo sido criadas condições de excelência para o turismo e lazer não só das pessoas residentes, mas igualmente para os muitos turistas que todos os anos visitam a cidade de Miranda do Douro.

\"Dentro da intervenção feita, o mais importante foi a recuperação de todo o património, o qual, na sua maioria, se encontrava escondido pela vegetação espontânea. Foi uma obra dispendiosa, mas vai dignificar toda a cidade,\" sublinhou.

Apesar de se encontrar a cumprir o terceiro mandato, Manuel Rodrigo considera esta obra bastante importante, já que, embora tendo sido dispendiosa para o erário público, as obras nas aldeias nunca pararam, tendo o mesmo grau de importância, apesar de mais baratas.

O Parque Urbano do Rio Fresno foi, desde o início, \"apadrinho\" por José Sócrates, quando o actual primeiro-ministro ocupava o cargo de ministro do Ambiente e Ordenamento do Território.

Apesar de tudo, a obra será inaugurada hoje sem a presença de um membro do Governo, numa altura em que Miranda do Douro comemora o seu 462.º aniversário da sua elevação à categoria de cidade.



PARTILHAR:

Arquivo por falta de provas

Promoção da caça no concelho