Está em curso um plano de repovoamento de espécies cinegéticas no concelho de Ribeira de Pena, depois de algumas áreas terem sido dizimadas por uma doença que afectou os animais. Esta acção permitiu já a distribuição de um milhar de coelhos bravos e de 300 perdizes vermelhas, em algumas das suas freguesias.

A iniciativa é promovida pelo município local, visando além da recolocação das espécies, a promoção da caça no concelho. \"Uma actividade de lazer que pode funcionar como uma fonte de riqueza turística, principalmente em concelhos interiorizados, como é o nosso \" como admite o presidente da Câmara de Ribeira de Pena, Agostinho Pinto. A Câmara conta com a colaboração da Direcção Regional de Entre-Douro e Minho.

Neste momento, o repovoamento está a ser feito nas zonas mais elevadas do concelho, onde os técnicos considerem existir condições naturais para a sua reprodução, como é o caso de Alvadia. Em paralelo, \"é feita uma vigilância e fiscalização dos locais repovoados, e são colocados comedouros e bebedouros\". Num primeiro balanço, nota-se que o \"sucesso de reprodução é mais notório entre os coelhos, sendo mais moroso na perdiz-vermelha\".

O concelho de Ribeira de Pena possui um património cinegético muito rico, mormente nos planaltos de Vilarinho, Alvadia, Canedo, Santa Marinha e Salvador. Nestas zonas ainda se podem encontrar também a raposa, lebre, e a rola.



PARTILHAR:

Parque Urbano do Rio Fresno

Concurso de professores atrasado na Suíça