O padre João de Deus Pires, missionário salesiano em Timor-Leste, morreu no domingo em Díli, capital timorense, aos 91 anos de idade, noticiou hoje a agência Ecclesia.

João de Deus Pires era natural de Morais, Macedo de Cavaleiros, e foi ordenado sacerdote em 1956, tendo sido enviado para Timor-Leste no ano seguinte.

"Desde esse ano até aos dias de hoje aí se manteve, desenvolvendo intensa e muito variada atividade educativa e missionária, ultrapassando dificuldades de todo o tipo e suportando grandes contrariedades durante o período da ocupação indonésia", assinala a Província Portuguesa da Sociedade Salesiana, numa nota citada hoje pela agência Ecclesia.

"Pela sua extrema dedicação, granjeou o respeito, a admiração e até a veneração do povo timorense, contribuindo de forma notável para a sua evangelização e para a consolidação da presença salesiana naquelas terras", acrescenta o comunicado.

O sacerdote, antigo diretor do Orfanato de Santa Terezinha, em Kelikai, foi distinguido pelo Presidente português Jorge Sampaio com o grau de Comendador da Ordem do Mérito, em 2004.

Em território timorense, recebeu a Medalha da Ordem Dom Martinho Lopes pelo apoio à resistência timorense e pelo contributo relevante à luta pela independência.

Texto e foto: agência Ecclesia.



PARTILHAR:

Bruno Carvalho é o único candidato às eleições no Desportivo de Chaves

Vinhais promete lutar para reverter fecho do centro de distribuição postal