Passar para o conteúdo principal
Diário de Trás-os-Montes
Montes de Notícias
  • Início
  • Bragança
    • Alfândega da Fé
    • Bragança
    • Carrazeda de Ansiães
    • Freixo de Espada à Cinta
    • Macedo de Cavaleiros
    • Miranda do Douro
    • Mirandela
    • Mogadouro
    • Torre de Moncorvo
    • Vila Flor
    • Vimioso
    • Vinhais
  • Vila Real
    • Alijó
    • Boticas
    • Chaves
    • Mesão Frio
    • Mondim de Basto
    • Montalegre
    • Murça
    • Ribeira de Pena
    • Sabrosa
    • St.ª Marta Penaguião
    • Peso da Régua
    • Valpaços
    • Vila Pouca de Aguiar
    • Vila Real
  • Reportagens
  • Entrevistas
  • Fotogalerias
  • Vídeos
  • Opinião
  1. Início
Já está. Somos todos caretos, somos Património Cultural Imaterial da Humanidade

Os Caretos de Podence atingiram o céu

António Pereira em Qui, 12/12/2019 - 16:55

Os Caretos de Podence, da pequena aldeia transmontana, no concelho de Macedo de Cavaleiros, viram a candidatura do entrudo chocalheiro “Festividades de Inverno, Carnaval de Podence”, proclamada hoje Património Imaterial Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A decisão final sobre a ratificação da classificação, que já tinha sido considerada “exemplar” pela comissão de peritos em novembro, foi adotada hoje, na 14.ª reunião anual do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, que decorre desde segunda-feira no Centro de Congressos Agora, em Bogotá, Colômbia.

Reunido pela primeira vez na América Latina, este Comité Intergovernamental é atualmente composto por representantes da Arménia, Áustria, Azerbaijão, Camarões, China, Chipre, Colômbia, Cuba, Djibuti, Filipinas, Guatemala, Jamaica, Japão, Cazaquistão, Kuwait, Líbano, Maurícias, Holanda, Palestina, Polónia, Senegal, Sri Lanka, Togo e Zâmbia, sendo as decisões tomadas por unanimidade destes membros.

A delegação Portuguesa estava representada por adida da Embaixada em Bogotá, é encabeçada pelo Presidente da Câmara Macedo de Cavaleiros Benjamim Rodrigues, pelo Presidente da Junta de Podence João Alves, Patrícia Cordeiro como diretora técnica da Candidatura e o Presidente da Associação de Caretos António Carneiro e pelo Diário de Trás-os-Montes com António Pereira.

​A tradição dos Caretos de Podence perde-se no tempo. Historiadores e antropólogos dizem que remonta à época pré-romana, a são sem dúvida o carnaval mais genuíno de Portugal.  Atualmente, mais do que uma tradição, os caretos são o símbolo da cultura do nordeste de Portugal a par de mais outros grupos de caretos, mascaras e mascaradas, que nunca deixaram perder esta tradição milenar.

A hora custou a chegar, o nome de Portugal é anunciado pela María Sorzano

“Declaro a decisão adotada”, anunciou, cerca das 11:45: locais (16:45 em Portugal), María Sorzano, secretária para a Cultura, Lazer e Desporto da cidade de Bogotá e que preside a esta reunião anual do Comité, depois de questionar os delegados sobre eventuais adendas, alterações ou debate sobre a proposta de classificação, que não surgiram.

A delegação Portuguesa explode de alegria, António não esconde as lagrimas, os abraços surgem espontâneos, os aplausos soam, os cumprimentos das delegações de outros países surgem, Benjamim agradece, Patrícia emociona-se, finalmente atingiu o objetivo, João Alves sorri, é tempo de comemorar, é tempo de respirar, os Caretos são agora Património Imaterial da Humanidade, milhares de anos depois alguém diria que o mundo iria conhecer esta tradição, ninguém dos antepassados de Podence sonhou, a globalização assim o permitiu, Podence do futuro agradece, Trás-os-Montes tem coisas lindas., somos todos transmontanos, somos todos Podence .

Vivam os Caretos

As primeiras palavras emocionadas depois de uma noite sem dormir, António Carneiro por entre lagrimas “O momento esperado e desejado aconteceu. CARETOS DE PODENCE são Património Cultural Imaterial da humanidade! Um grande orgulho, sentir aquilo que faz parte da minha vida , dedico este este reconhecimento aos caretos, meus companheiros de sempre e a toda a gente que sempre me ajudou, desde o mais humilde da minha aldeia até ao Presidente da Republica !”

O presidente do município, Benjamim Rodrigues, fugindo ao protocolo como combinado com as delegações lusófonos falou em Português, coube falar durante dois minutos e defender a candidatura “Festas de inverno carnaval de Podence”, está visivelmente emocionado em dirige umas breves palavras “primeiras palavras e uma justa homenagem ao povo de Podence, pela sua dedicação abnegada e pelo empenho orgulhoso nesta heroica tarefa aqui personalizada nos que rodeiam, António, Patrícia e João que eu abraço, bem hajam, era hora da festa.”  

Presente também em representação de Portugal, esteve Carla Santana Castro, assessora da Embaixada de Portugal na Colômbia, que iniciou o discurso de Portugal e que acompanhou de perto a comitiva Portuguesa desde o primeiro instante, reagiu assim ao Diário de Trás-os-Montes “Congratulamo-nos com a inscrição das Festas de Inverno Carnaval de Podence na lista representativa do Património Cultural e Imaterial do nosso país e parabenizamos a comunidade de Macedo de Cavaleiros pela candidatura exemplar e pelo sucesso desta inscrição".

Patrícia Cordeiro, andou nervosa toda a semana, estava com receio quem alguma delegação levanta-se algum constrangimento, alguma objeção que fizesse perigar a candidatura, agora salta de alegria, feliz deixa-nos o seu testemunho “estou muito contente, é uma missão cumprida! É um momento irrepetível e muito importante para nós todos. Que este acontecimento nos traga ainda mais alegrias no futuro breve”.

João Alves sorri, sorri sempre, é o mais calmo de todos e reage assim “estou obviamente muito contente, feliz, cheio de orgulho, este reconhecimento é muito importante para a freguesia, para o município e para toda a região transmontana, foi um processo muito difícil e com a colaboração de todas as partes envolvidas, conseguimos um feito que vai aportar muitos benefícios à nossa população. Gostava que este reconhecimento se tornasse um fator de união entre as pessoas para que todos juntos consigamos tornar Podence ainda maior”

 

É este o retrato possível do momento aqui em Bogotá, breve daremos mais noticias.

António Pereira, O Diário de Trás-os-Montes em Bogotá, o único meio de comunicação social de Portugal, revelador.

“Festas de inverno carnaval de Podence”,


Facebook Twitter
Partilhar



+ Reportagens

Macedo de Cavaleiros
Macedo de Cavaleiros procura vencer a desertificação com o turismo

Situado no Nordeste Transmontano, Macedo de Cavaleiros é um dos concelhos com muitos elementos arqueológicos, que comprovam a sua povoação há muitos anos.

Macedo de Cavaleiros
Lusotopia, o I festival da lusofonia em Crosne, Paris

Realizou-se pela primeira vez este fim de semana em Crosne (91), na região parisiense, o Festival “Lusotopia”, com o objetivo de dar a conhecer a cultura Portuguesa e a toda a riqueza cultural dos países lusófonos.

Macedo de Cavaleiros
A oficina de artesanato de Luís Costa

Luís Filipe Costa é careto desde que se conhece, vive na aldeia de onde saiu apenas para estudar e tirar um curso superior em Coimbra, hoje dedica grande parte do seu tempo aos Caretos de Podence.


+ Entrevistas

Macedo de Cavaleiros
Entrevista com Patrícia Cordeiro

Falta menos de um mês para ficarmos a saber se a UNESCO vai inscrever os "caretos" de Podence na lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade, após a recomendação já aprovada pelos seus peritos.

Macedo de Cavaleiros
Entrevista com o Dr. Benjamim Rodrigues presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros

Nesta entrevista ficamos a conhecer as principais atividades da Câmara para este ano, do envolvimento da autarquia na candidatura a Patromónio Imaterial da Humanidade.

Macedo de Cavaleiros
Entrevista com António Carneiro presidente da Associação de Caretos de Podence

Para começar bem este percurso a caminho da UNESCO, decidimos fazer uma entrevista a António Carneiro, o presidente da Associação de Caretos de Podence.


+ Galerias

Marcelo em Podence
Caretos no Palácio de Belém
Caretos no 25 de abril
Jornadas Culturais Podence
Festividades S. Pedro 2017
Macedo - Feira da Agricultura

+ Vídeos


CARETOS de PODENCE - Entrudo Chocalheiro (PODENCE) Portugal 2020.
Entrudo Chocalheiro20
Artesão de Podence
Artesão de Podence
Minas de Murçós - "As estórias das suas gentes"
Minas de Murçós
Caretos Unesco directo
Caretos na Unesco
Olhem os Caretos
Olhem os Caretos
Patrícia Cordeiro
Patrícia Cordeiro

Opinião

Retrato de chrys
Chrys Chrystello
Timor 45 anos depois
25/02/2021
Retrato de Preto
Ana Preto
Das palavras que nos desqualificam
23/02/2021
Retrato de Guerra
Luis Guerra
Olhares e paisagens
23/02/2021
Retrato de luis
Luis Ferreira
Salas virtuais
21/02/2021

+ Vistas (últimos 15 dias)

ASAE encerra Continente de Vila Real
// Vila Real
Salvou uma raposa e ganhou companhia diária ao jantar em Oleiros
// Bragança
Alegada vacinação ilegal contra a Covid-19 em Valpaços
// Valpaços
Minas de ferro de Moncorvo exportam primeiras 50 mil toneladas para a China
// Torre de Moncorvo
Homem encontrado morto na rua em Bragança
// Bragança

Publicidade Google

Publicidade


CRONISTAS

Retrato de bj
Batista Jerónimo
Retrato de Bandarra
Carlos Ferreira
Retrato de magda
Magda Borges
Retrato de batista
Vítor Batista
Retrato de parafita
Alexandre Parafita
Retrato de fernando
Fernando Campos Gouveia
Retrato de luis
Luis Ferreira
Retrato de monica
Mónica Teixeira
Retrato de Duarte
Duarte Mairos
Retrato de Nuno
Nuno Magalhães
Retrato de Preto
Ana Preto
Retrato de Carmo
Ana Carmo
Para sugestões, informações ou recomendações: [email protected]

Formulário de pesquisa

Diário de Trás-os-Montes

© Diario de Trás-os-Montes (Desde 1999)

Proibida qualquer cópia não previamente autorizada.



  • Ficha Técnica
  • Estatuto Editorial
  • Contactos
  • Login


Bragança

  • Alfândega da Fé
  • Bragança
  • Carrazeda de Ansiães
  • Freixo de Espada à Cinta
  • Macedo de Cavaleiros
  • Miranda do Douro
  • Mirandela
  • Mogadouro
  • Torre de Moncorvo
  • Vila Flor
  • Vimioso
  • Vinhais

Vila Real

  • Alijó
  • Boticas
  • Chaves
  • Mesão Frio
  • Mondim de Basto
  • Montalegre
  • Murça
  • Peso da Régua
  • Ribeira de Pena
  • Sabrosa
  • St.ª Marta Penaguião
  • Valpaços
  • Vila Pouca de Aguiar
  • Vila Real

Secções

  • Douro
  • Trás-os-Montes
  • Livros
  • Mirandês
  • Emigração
  • Diversos
© Diário de Trás-os-Montes