Os Caretos de Podence, da pequena aldeia transmontana, no concelho de Macedo de Cavaleiros, viram a candidatura do entrudo chocalheiro “Festividades de Inverno, Carnaval de Podence”, proclamada hoje Património Imaterial Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

A decisão final sobre a ratificação da classificação, que já tinha sido considerada “exemplar” pela comissão de peritos em novembro, foi adotada hoje, na 14.ª reunião anual do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial da UNESCO, que decorre desde segunda-feira no Centro de Congressos Agora, em Bogotá, Colômbia.

Reunido pela primeira vez na América Latina, este Comité Intergovernamental é atualmente composto por representantes da Arménia, Áustria, Azerbaijão, Camarões, China, Chipre, Colômbia, Cuba, Djibuti, Filipinas, Guatemala, Jamaica, Japão, Cazaquistão, Kuwait, Líbano, Maurícias, Holanda, Palestina, Polónia, Senegal, Sri Lanka, Togo e Zâmbia, sendo as decisões tomadas por unanimidade destes membros.

A delegação Portuguesa estava representada por adida da Embaixada em Bogotá, é encabeçada pelo Presidente da Câmara Macedo de Cavaleiros Benjamim Rodrigues, pelo Presidente da Junta de Podence João Alves, Patrícia Cordeiro como diretora técnica da Candidatura e o Presidente da Associação de Caretos António Carneiro e pelo Diário de Trás-os-Montes com António Pereira.

​A tradição dos Caretos de Podence perde-se no tempo. Historiadores e antropólogos dizem que remonta à época pré-romana, a são sem dúvida o carnaval mais genuíno de Portugal.  Atualmente, mais do que uma tradição, os caretos são o símbolo da cultura do nordeste de Portugal a par de mais outros grupos de caretos, mascaras e mascaradas, que nunca deixaram perder esta tradição milenar.

A hora custou a chegar, o nome de Portugal é anunciado pela María Sorzano

“Declaro a decisão adotada”, anunciou, cerca das 11:45: locais (16:45 em Portugal), María Sorzano, secretária para a Cultura, Lazer e Desporto da cidade de Bogotá e que preside a esta reunião anual do Comité, depois de questionar os delegados sobre eventuais adendas, alterações ou debate sobre a proposta de classificação, que não surgiram.

A delegação Portuguesa explode de alegria, António não esconde as lagrimas, os abraços surgem espontâneos, os aplausos soam, os cumprimentos das delegações de outros países surgem, Benjamim agradece, Patrícia emociona-se, finalmente atingiu o objetivo, João Alves sorri, é tempo de comemorar, é tempo de respirar, os Caretos são agora Património Imaterial da Humanidade, milhares de anos depois alguém diria que o mundo iria conhecer esta tradição, ninguém dos antepassados de Podence sonhou, a globalização assim o permitiu, Podence do futuro agradece, Trás-os-Montes tem coisas lindas., somos todos transmontanos, somos todos Podence .

Vivam os Caretos

As primeiras palavras emocionadas depois de uma noite sem dormir, António Carneiro por entre lagrimas “O momento esperado e desejado aconteceu. CARETOS DE PODENCE são Património Cultural Imaterial da humanidade! Um grande orgulho, sentir aquilo que faz parte da minha vida , dedico este este reconhecimento aos caretos, meus companheiros de sempre e a toda a gente que sempre me ajudou, desde o mais humilde da minha aldeia até ao Presidente da Republica !”

O presidente do município, Benjamim Rodrigues, fugindo ao protocolo como combinado com as delegações lusófonos falou em Português, coube falar durante dois minutos e defender a candidatura “Festas de inverno carnaval de Podence”, está visivelmente emocionado em dirige umas breves palavras “primeiras palavras e uma justa homenagem ao povo de Podence, pela sua dedicação abnegada e pelo empenho orgulhoso nesta heroica tarefa aqui personalizada nos que rodeiam, António, Patrícia e João que eu abraço, bem hajam, era hora da festa.”  

Presente também em representação de Portugal, esteve Carla Santana Castro, assessora da Embaixada de Portugal na Colômbia, que iniciou o discurso de Portugal e que acompanhou de perto a comitiva Portuguesa desde o primeiro instante, reagiu assim ao Diário de Trás-os-Montes “Congratulamo-nos com a inscrição das Festas de Inverno Carnaval de Podence na lista representativa do Património Cultural e Imaterial do nosso país e parabenizamos a comunidade de Macedo de Cavaleiros pela candidatura exemplar e pelo sucesso desta inscrição".

Patrícia Cordeiro, andou nervosa toda a semana, estava com receio quem alguma delegação levanta-se algum constrangimento, alguma objeção que fizesse perigar a candidatura, agora salta de alegria, feliz deixa-nos o seu testemunho “estou muito contente, é uma missão cumprida! É um momento irrepetível e muito importante para nós todos. Que este acontecimento nos traga ainda mais alegrias no futuro breve”.

João Alves sorri, sorri sempre, é o mais calmo de todos e reage assim “estou obviamente muito contente, feliz, cheio de orgulho, este reconhecimento é muito importante para a freguesia, para o município e para toda a região transmontana, foi um processo muito difícil e com a colaboração de todas as partes envolvidas, conseguimos um feito que vai aportar muitos benefícios à nossa população. Gostava que este reconhecimento se tornasse um fator de união entre as pessoas para que todos juntos consigamos tornar Podence ainda maior”

 

É este o retrato possível do momento aqui em Bogotá, breve daremos mais noticias.

António Pereira, O Diário de Trás-os-Montes em Bogotá, o único meio de comunicação social de Portugal, revelador.

“Festas de inverno carnaval de Podence”,



PARTILHAR:

Reações, testemunhos e agradecimentos aos Caretos de Podence

Sabrosa dá incentivo à natalidade