A ARS Norte e a Liga Portuguesa Contra o Cancro estão a levar a cabo um rastreio do cancro da mama em toda a região Norte. A iniciativa pretende diminuir a taxa de mortalidade da doença e arrancou, ontem, terça-feira, em Chaves.

Glória Reis Morais, de 63 anos, não vive atormentada com o cancro de mama, mas preocupa-se \"quanto baste\". \"Faço anualmente uma mamografia\", afiança Glória Reis Morais, residente em Chaves. Ontem, foi uma das primeiras mulheres a fazer o rastreio do cancro da mama na unidade móvel instalada no Centro de Saúde nº1, em Chaves, e que vai percorrer todos os concelhos da região Norte, no âmbito de uma parceria entre a Administração Regional do Norte e a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

O objectivo da iniciativa é, através de uma detecção precoce, diminuir a taxa de mortalidade da doença que, na região Norte (dados de 2005), é de 16 em cada cem mil mulheres. Glória só estava convocada para sexta-feira, mas fez o exame ontem, aproveitando o facto de o marido, pediatra reformado, ter ido ao centro de saúde. Apesar de a iniciativa também se destinar a mulheres como Glória, que faz controlos regulares, o rastreio visa, \"sobretudo\", atingir mulheres que não o fazem. \"O rastreio pretende fazer uma detecção precoce da doença em todas as mulheres dos 45 aos 69 anos, mas queremos atingir, sobretudo, as mulheres que não fazem essa vigilância normal de forma regular\", explicou, ao JN, o director executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega, Nuno Vaz. As mulheres foram convocadas, por carta, com base numa lista fornecida pela ARS Norte. Aquelas que não responderem ao convite serão convocadas novamente no sentido de se perceber o motivo da recusa e de marcar um novo rastreio. \"Esperamos atingir 70% das mulheres\", afiança Nuno Vaz.

Antes do exame, feito por uma técnica de radiologia e supervisionado por um especialista em radiologia, as mulheres respondem a um questionário. O resultado do exame é comunicado por carta, quando não for detectada nenhuma lesão. Se for observada alguma lesão, a comunicação será feita pelo médico de família.



PARTILHAR:

Acareação

Veículo bateu num poste da EDP