Nem a chuva, nem o frio, impediram os foliões de se juntarem ao desfile, juntamente com o Padre Fontes, fazendo do acontecimento o maior cortejo de que há memória em Macedo de Cavaleiros.

 

Cerca de 800 foliões integraram os 25 grupos participantes no cortejo noturno do Carnaval de Macedo de Cavaleiros, que se realizou ao início da noite de ontem. A organização a cabo da autarquia macedense prometeu que este iria ser o maior cortejo de sempre e cumpriu. Quem contribuiu para que assim fosse foram os Caretos de Podence e como cabeça de cartaz o Padre Fontes, que se juntou ao desfile na promessa de esconjurar todos os males.

Com muito frio e chuva à mistura, talvez tenha sido a presença do “embaixador do misticismo” que, por milagre, tenha feito a chuva cessar, momentos antes do cortejo calcorrear as ruas apinhadas de gente, entre associações locais e grupos vindos de fora que se quiseram juntar à festa, tal como o grupo de Teatro da Escola Miguel Torga, os Caretos de Salsas e Parada e, inclusive, um grupo com alunos de Erasmus da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

“Foi o maior cortejo de sempre também pelo número de visitantes, que aproveitam o primeiro dia do fim-de-semana para conhecerem o Carnaval mais genuíno de Portugal”, revela fonte do município.

O final do desfile ficou marcado pela bebida confecionada pelo Padre António Fontes, conhecido de todos pelo Congresso de Medicina Popular em Vilar de Perdizes, Montalegre. A "queimada" foi, depois, servida com o intuito de esconjurar todos os males, afastar os maus-olhados e libertar os espíritos.  Em frente aos Paços do Município, os presentes foram convidados a provar a bebida espirituosa, que aqueceu os corpos da multidão no Jardim 1º de Maio. Com as suas palavras, e em jeito de oração, o Padre Fontes “esconjurou os males do mundo”, enquanto se assistia ao espetáculo que foi a queima do Entrudo, a maléfica figura de 5 metros de altura. 

Com mais luz, cor e fogo que as edições anteriores, este foi um Entrudo Chocalheiro que, certamente, tão cedo não sairá da memória de todos os que nele participaram.
 

 



PARTILHAR:

Autarquia cede transporte gratuito a doentes oncológicos

Murça amplia zona industrial