O jogo “O careto”  está entre os 10 finalistas da edição deste ano dos prémios PlayStation Talents a concurso pelo de Melhor Jogo de 2020,  uma iniciativa da Sony que consiste em promover o desenvolvimento de videojogos em Portugal (também existe noutros países), apelando à massa criativa nacional e incentivando-a a avançar com ideias e projetos interessantes.

O Careto (MA Studios): Um puzzle-platformer de edutainment, que aborda a tradição portuguesa milenar do carnaval do norte de Portugal.

O jogo Careto é um puzzle–platformer 2D em desenvolvimento para a plataforma mobile e PlayStation 4 e Nintendo Switch.

Careto começou por ser um projeto académico a solo, do estúdio MA Studios, com o objetivo de usar uma forma de comunicação interativa para fazer chegar às gerações mais novas uma tradição portuguesa centenária.

Representando, não só o Carnaval dos Caretos de Podence, mas também os obstáculos que existiram para manter esta tradição viva ao longo dos anos. Este é o primeiro videojogo a interpretar o Carnaval dos Caretos e a própria geografia e estética transmontana, sendo que todas as casas no Careto existem em Podence.

Um dos maiores interesses das pessoas de Podence é passar esta tradição de geração em geração e preservar os Caretos. Neste sentido, hoje em dia, os rapazes e raparigas da aldeia mascaram-se de Facanito (nome oficial de um Careto criança) para aprenderem sobre a tradição que dá identidade a esta aldeia.

O jogo acompanha todos os passos do ritual do Careto: desde construir o fato, colecionar chocalhos, provocar as pessoas na rua e completar a grande escultura de Careto construída todos os Carnavais para a Queima do Entrudo.

Sendo assim, os 10 finalistas da 6ª Edição dos Prémios PlayStation Talents em Portugal marcarão presença em dois eventos digitais em novembro: a Loading Zone e o Indie X.

Na Loading Zone, a área do Lisboa Games Week (LGW) dedicada à indústria de desenvolvimento nacional, serão apresentados os 10 finalistas.

 

As Categorias de Prémios

Tal como aconteceu em anos anteriores, existem vários títulos a concurso. Claro está que o principal, será o de Melhor Jogo, mas, as categorias em avaliação incluem outros aspetos, que são certamente importantes, num projeto deste género. As categorias são:

 

Restantes Categorias

Prémio PlayStation Talents para Jogo mais Inovador

Prémio PlayStation Talents para Melhor Arte

Prémio PlayStation Talents para Melhor Utilização das Plataformas PlayStation

Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo Infantil

Prémio PlayStation Talents da Imprensa

Prémio PlayStation Talents para Melhor Jogo de Competição Online

Prémio PlayStation Talents para Melhor Narrativa

 

O Prémio

De lembrar que o grande vencedor do Prémio PlayStation para o Melhor Jogo, para além de ter a oportunidade de ver o seu jogo ser publicado para a PlayStation 4, podendo chegar a mais de 113 milhões de consolas em todo o mundo, receberá ainda 10.000€ em dinheiro para o desenvolvimento do videojogo, um espaço físico em Lisboa para trabalhar no projeto durante 10 meses, uma campanha de promoção e marketing em canais PlayStation avaliada em 50.000€ e kit de desenvolvimento PS4.



PARTILHAR:

Lar São João Batista em Mogadouro regista quatro casos positivos

Surto com 15 casos no Agrupamento de Escolas de Murça preocupa comunidade