O Entrudo chocalheiro atrai milhares de pessoas à região transmontana, com hotéis e restaurantes a top, agências de viagens programam visitas a Trás-os-Montes que passam por englobar o Carnaval dos Caretos, as Amendoeiras em Flor e os festivais gastronómicos e a feira do Butelo em Bragança, na quadra em que todos os concelhos do interior têm a ganhar.

Depois dos anos de pandemia, as festas de carnaval mais genuíno de Portugal em Podence, onde os Caretos são as figuras enigmáticas que todos querem ver e fotografar, são o grande ex-libris que faz movimentar turistas de todo mundo e todo mundo se concentra na pequena aldeia que fazendo jus à arte de saber acolher, se multiplica em tabernas onde se pode petiscar de tudo um pouco e esquecer as agruras do inverno ao sabor de um bom vinho ou licor da região.

Em Podence, onde os Caretos são Património Cultural e Imaterial da UNESCO, o Entrudo Chocalheiro, começou este ano, na sexta com a visita do Presidente da Republica, sábado dedicado aos facanitos ( os jovens aspirantes que garantem a continuidade da tradição) e o 'Domingo Gordo' foi de desfile de caretos à solta pelas ruas da aldeia, naquela que foi uma das maiores enchentes de todos os tempos . Estima-se que no segundo dia do evento, tenham passado mais de vinte mil pessoas pela aldeia mais colorida de Portugal .

Hoje segunda será o grande dia do Pregão Casamenteiro, seguido de desfile noturno com a queima do final.

A festa em Podence vai prolongar-se até à 'Terça-feira de Entrudo', com o tradicional desfile de marafonas, caretos à solta e Procissão da queima do entrudo.

Fotos: António Pereira


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Vítor Campelos quer repetir feito da primeira volta e vencer o Sporting em casa

Movimento de Miranda diz que impostos das barragens passaram a ser assunto de todos