A Escola Superior de Enfermagem (ESE) de Chaves, a funcionar em condições "precárias" num edifício no Bairro dos Aregos, vai ter novas instalações. Esta era uma velha aspiração do director daquela unidade de ensino, António Silva, que, em declarações ao DTOM , reconhecia que as condições físicas da escola estavam a condicionar o seu pleno funcionamento. Mas era também uma questão que já tinha merecido a atenção da Câmara, que chegou a pÎr a hipótese de comprar as antigas instalações da EPAC, junto à antiga estação dos caminhos de ferro, para aí construir a nova escola, contra a "vontade" do PSD que, sugeria que a unidade de ensino fosse edificada em terrenos junto à margem direita do ribeiro do Ribelas, nos Aregos, e perto do Hospital.

No entanto, as novas instalações não vão ser construídas em nenhum dos locais sugeridos pelo poder político. A obra vai ser construída na Quinta dos Montalvões, em Outeiro Seco, junto ao pólo de Chaves da UTAD (recentemente posto a concurso), por um preço base de 315 mil contos. Cem mil contos vão ser garantidos pela Câmara Municipal de Chaves e o restante vai ser assegurado pelo programa comunitário Interreg, cuja candidatura já foi aprovada.

A ida da ESE para Outeiro Seco prende-se com um protocolo de colaboração entre os dois estabelecimentos de ensino superior, assinado no dia 8 de Julho, na cidade flaviense, quando foi dada luz verde para a abertura do concurso do pólo universitário de Chaves, pelo reitor da UTAD, Torres Pereira.

Essa colaboração vai passar pela partilha de alguns espaços, nomeadamente a cantina, a biblioteca, os auditórios e alguns laboratórios. Contudo, espera-se que o nível de relacionamento entre as duas unidades de ensino venha ainda a ser mais profundo, no sentido de promover uma integração, que, por motivos legais, por enquanto, não é possível concretizar. Mas pela qual Torres Pereira prometeu "lutar" junto do Ministério da Educação. Além da integração da Escola Superior de Enfermagem, o responsável pela UTAD pretende que aconteça o mesmo com a Escola de Enfermagem de Vila Real.

A Escola Superior de Enfermagem de Chaves nasceu em 1993, numa parceria conjunta das Câmaras Municipais do Alto Tâmega e das Santas Casas da Misericórdia do mesmo território. Desde a sua abertura, já se formaram ali 327 enfermeiros.



PARTILHAR:

O Conselho das Comunidades e as Arbitrariedades

«Rentrée»