O município de Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança, viu aprovadas várias candidaturas a fundos comunitários, num montante que ronda os oito milhões de euros, disse hoje à Lusa o presidente da câmara.

"A educação com a requalificação da Escola Dr. Ramiro Salgado, as questões ambientais, ligadas à remodelação da rede de água e saneamento com a construção de Estações de Tratamento de Aguas Residuais (ETAR), constituem o grosso dos investimentos para os próximos três anos em todo o concelho ", indicou Nuno Gonçalves.

O autarca adiantou, que de momento estão construídas uma dezena de ETAR, faltado apenas duas unidades para deixar a rede de tratamento de águas residuais do concelho a 100%.

"Outros dos objetivos destes investimentos passam por minimizar, após uma intervenção na rede de abastecimento público de água, as perdas em baixa que causam prejuízos e desperdícios nos recursos ambientais do município e que neste momento resultam em 50% da capacidade de abastecimento ", vincou o autarca social-democrata.

"Contudo, outro dos problemas ambientais que é preciso resolver no concelho de Torre de Moncorvo é a reflorestação da Serra do Reboredo.

O município vai dispor de um orçamento de 18,5 milhões de euros, onde o investimento na reflorestação da mata nacional do Reboredo são uma prioridade depois dos incêndios do verão do ano passado.

O retalho de carvalhal primitivo da Serra do Reboredo é referido pelos ambientalistas como a maior mancha de carvalhos brancos da Europa e está classificada como Reserva Ecológica Nacional.

A recuperação da Escola Secundaria Dr. Ramiro Salgado é outras das prioridades para este município do Douro Superior, no distrito de Bragança e cujo investimento ronda os 2,5 milhões de euros.

"Nós pretendemos implementar medidas para proporcionar o sucesso escolar no concelho com a finalidade de dar aos nossos jovens as oportunidades que outros jovens do litoral têm", indicou Nuno Gonçalves.

Para a concretização destes investimentos no montante de oito milhões de euros, o município vai ter de comparticipar com um montante de cerca de dois milhões de euros.



PARTILHAR:

Seminário diocesano de Vila Real pode acolher unidade hoteleira

Castanha em destaque em Vinhais de 19 a 21 Outubro