A castanha está em destaque durante o fim de semana, em Vinhais, na feira Rural Castenea, uma montra da importância do setor no concelho que é o maior produtor português e espera um aumento da produção nesta campanha.

Entre sexta-feira e domingo, o certame reúne produtores e especialistas do setor que movimenta 25 milhões de euros anuais no concelho transmontano, segundo dados da responsável pela organização, a Câmara Municipal.

Depois de, em 2017, a produção ter sofrido quedas acentuadas devido à seca, "este ano prevê-se uma produção muito superior ao ano passado", segundo divulgou hoje o município, ressalvado, no entanto, que a colheita está atrasada.

Faltou chuva em setembro, como explica a autarquia numa nota de divulgação do certame, pelo que "este ano, a Rural Castanea vai ter apenas as variedades precoces como a Boa Ventura e a Martainha".

Espera-se agora que a chuva de outono ajude a normalizar a queda das castanhas Longal e Judia, que são as variedades que existem em maior número em Vinhais.

O concelho de Vinhais, no distrito de Bragança, produz uma média anual de 15 mil toneladas de castanha e as diferentes variedades estarão em exposição e para venda na Rural Castanea, a feira que há doze anos promove o setor.

Durante dois dias decorrem as Jornadas Técnicas do Castanheiro, organizadas pela Associação Agro-Florestal e Ambiental da Terra Fria Transmontana -- ARBOREA, com o objetivo de esclarecer e aconselhar os agricultores sobre os vários problemas que enfrentam com o cultivo do castanheiro.

Um dos temas a abordar será a situação da praga da Vespa das Galhas do Castanheiro, que já afeta mais de 500 soutos no concelho de Vinhais, como adiantaram recentemente os responsáveis.

As consequências ainda não são visíveis na produção, mas as autoridades locais começaram já a fazer largadas de um parasitóide que ataca a praga para prevenir a sua expansão.

A Câmara Municipal de Vinhais tem colaborado no combate aos vários flagelos que vão surgindo como, para além da vespa, a Tinta ou o Cancro, em parceria com outras instituições.

Gastronomia típica, música tradicional, exposições e animação fazem também parte do programa da feira que continua a ter como atrativo o maior assador de castanhas do mundo reconhecido pelo Livro dos Recordes.

"Durante os três dias de festa são muitos os quilos de castanhas que são assadas neste assador" para distribuir gratuitamente por quem visita a feira e passa pelos diversos magustos espalhados pelo recinto.

O certame tem também concursos como o de doçaria de castanha para "mostrar a criatividade e inovação" do uso deste fruto na cozinha, além de promover os pratos regionais à base do mesmo.

"A castanha assume-se cada vez mais como um elemento da gastronomia e prova disso são pratos como javali no pote com castanhas, lombo de porco no forno com castanhas, vitela entrouxada com castanhas, mas principalmente doces e sobremesas como tarte de castanha, pudim de castanha, bolo de castanha, pastel de nata de castanha, bolo-rei de castanha", exemplifica a autarquia.

Outros concursos previstos são o do Mel da Terra Fria Transmontana, em parceria com a Associação de Apicultores do Parque Natural de Montesinho e Agrupamento de Produtores de Mel do Parque, assim como o concurso concelhio da Cabra Preta de Montesinho, uma raça que estava praticamente extinta e tem agora livro genealógico, um programa de preservação/melhoramento e apoios aos criadores, desde que no Parque Biológico de Vinhais se investiu na sua preservação.

Foto: Raul Coelho



PARTILHAR:

Moncorvo viu aprovados 8ME em candidaturas a fundos comunitários

Grupo de assaltantes detido após roubo por esticão em Duas Igrejas