A Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro em parceria com o município pretende definir uma estratégia de digitalização de experiências de consumo, com vista a ativar os canais do comércio digital que vai envolver 135 estabelecimentos.

O projeto de criação de um Bairro Digital em Miranda do Douro, no distrito de Bragança, foi hoje apresentado sendo denominado por “La Nubre an Miranda” (Nuvem em Miranda) tem previsto um investimento de 940 mil euros e vai permitir que estes 135 comerciantes entrem numa “nuvem digital“ de forma a dinamizar o comércio tradicional até 2025.

Em declarações à agência Lusa, a consultora de projetos Cristina Leite disse que o principal objetivo do projeto apresentado passa por criar uma rede que disponha de uma plataforma ou outras ferramentas digitais e tecnológicas, que permitam fazer evoluir este setor de atividade através de uma base económica e de sustentabilidade verde.

“Este projeto tem uma fase de preparação que demora mais ou menos 90 dias e tem de estar concluído até setembro de 2025. Esta iniciativa engloba diversas formas de comunicar o comércio através de 'múpis', em português e espanhol, já que se trata de uma região de fronteira com recurso a esta forma de comunicar por via digital ligada a várias plataformas de venda on-line”, explicou a técnica.

Por outro lado, este projeto prevê alterações urbanísticas nas principais artérias comerciais de Miranda do Douro, especificamente na rua 25 de Abril, rua 1.º de Maio, rua das Arribas e rua do Mercado, que estão na mesma zona da cidade do Planalto Mirandês, e onde serão criados elementos decorativos, onde o enfoque será na língua mirandesa, cultura e tradições do concelho de Miranda do Douro, de forma a atrair visitantes.

“Será uma espécie de museu ao ar livre com a respetiva sinalética adequada ao comércio e tradições locais”, vincou Cristina Leite.

Por seu lado, a presidente da Câmara de Miranda do Douro, Helena Barril, referiu que desde que esta candidatura foi proposta ao município, recebeu desde logo apoios por ser considerada uma mais-valia para o comércio de proximidade, existente nesta cidade fronteiriça.

“Avançar para esta iniciativa de criação de um Bairro Social Digital, em Miranda do Douro, é uma forma de promover não só o comércio, mas também o território. Estamos perante um exemplo de conectividade urbanística que junta o comércio e a cultura”, vincou a autarca social-democrata.

Já o presidente da Associação Comercial e Industrial de Miranda do Douro (ACIMD), Bruno Gomes, disse que o grande objetivo da iniciativa é unir os comerciantes dentro de “uma nuvem digital”, para melhor escoar os seus produtos em conjunto com outros aderentes ao projeto.

“Em conjunto e em equipa seremos mais fortes na comercialização dos nossos produtos e na promoção do nosso comércio dentro e fora de portas, através da criação desta nuvem digital”, acrescentou o representante dos comerciantes e empresários de Miranda do Douro.

Foto: AP



PARTILHAR:

Caretos de Podence animam BTL em Lisboa

Mulher agredida por marido em Mirandela fica em estado grave