O Festival de Sabores Mirandeses está de regresso a Miranda do Douro de 20 a 22 de janeiro, com 60 expositores que trazem ao certame os produtos mais genuínos do Planalto Mirandês, foi hoje divulgado.

A XXIV edição do Festival de Sabores Mirandeses regressa ao jardim dos frades Trinos após dois anos de interregno provocados pela pandemia de covid-19, com os produtos mais genuínos deste território raiano.

“Este é já um evento de referência na região que pretende desenvolver, apoiar e reforçar a competitividade dos produtos tradicionais e locais, desde o artesanato, a doçaria e as raças autóctones como a vitela mirandesa, cordeiro de Raça Churra Galega Mirandesa, porco e seus derivados”, explicou à Lusa a presidente da câmara, Helena Barril.

A autarca social-democrata deste município do distrito de Bragança disse que houve "muita procura” por parte dos produtores aos espaços de venda integrados no certame, o que vai mexer com a economia deste território raiano.

“Esta procura é um exemplo demonstrativo da vontade dos produtores em expor e comercializar os seus produtos mais genuínos. Quando se realiza um certame desta dimensão é sempre a pensar na dinamização da economia local”, vincou Helena Barril.

Os tradicionais enchidos, os queijos, a doçaria tradicional, o vinho, as compotas e outros produtos locais fazem parte do cardápio deste certame.

Outras componentes do Festival de Sabores são a língua mirandesa, a música dos gaiteiros e danças dos singulares pauliteiros, ou as danças mistas das Terras de Miranda e do Planalto Mirandês.

A autarca salientou ainda o impacto que o Festival de Sabores Mirandeses tem na hotelaria e na restauração do concelho, com esses espaços a esgotar a sua capacidade.

Os vizinhos espanhóis da província de Castela e Leão e os portugueses das regiões Norte e Centro são os principais “clientes” destes produtores, que começam a deixar uma marca no território com as suas unidades transformadoras dedicadas “ao saber fazer tradicional”.

Para além das componentes culturais, que são parte integrante da génese do Planalto Mirandês, há diversas atividades paralelas, destacando-se os encontros cinegéticos.

A feira ficará instalada numa tenda climatizada, com cerca de três mil metros quadrados, na qual estarão presentes um restaurante e tasquinhas para "a degustação dos sabores mais genuínos e regionais".

Do Planalto Mirandês fazem parte os concelhos de Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso.



PARTILHAR:

Casal desalojado devido a incêndio em habitação em Mogadouro

Pulseira eletrónica para suspeito de violência doméstica apanhado em flagrante