O Ministro do Ambiente e da Transição Energética, João Matos Fernandes, inaugurou o Miradouro da Fraga do Puio, na Picote-Freguesia de Miranda do Douro. 

O Ministro do Ambiente e Transição Energética de Portugal, João Pedro Matos Fernandes, visitou o Município de Miranda do Douro, com recepção no Nobre Salão da Câmara Municipal, para entrega de carros à CNAF e a inauguração do espetacular Miradouro da Fraga do Puio em Picote. Foi acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Miranda do Douro, Artur Nunes, bem como pelo presidente da Assembleia Municipal, Carlos Ferreira, pelo presidente da Junta de Freguesia de Picote, Jorge Lourenço.

Em menos de dois meses mais de cinco mil pessoas já visitaram o renovado Miradouro da Fraga do Puio. Este local emblemático da freguesia de Picote, concelho de Miranda do Douro, sempre foi ponto de visita obrigatória para todos os que passam pela aldeia, pela espetacularidade da paisagem que proporciona.

Quando em 2017 um incêndio destruiu aquele espaço, esta perda foi sentida com enorme tristeza por toda a população. Mas da contrariedade nasceu a oportunidade de reconstruir, erguer de novo, e foi esse desafio que a Junta de Freguesia Picote abraçou estando agora o espaço disponível para todos, com melhores condições de observação da paisagem, seguramente, com maior segurança.

O novo Miradouro consiste numa nova plataforma construída em ferro, madeira e vidro com um desenho arrojado e integrado na envolvente dando uma ideia de continuidade da paisagem. Foi também colocado mobiliário urbano, nomeadamente, um binoculo, uma mesa de interpretação da paisagem, bancos, papeleiras, um espaço de leitura e algumas amendoeiras, uma intervenção com um investimento total de aproximadamente 50.000,00 €.

Depois do projeto licenciado, pelas diversas entidades com competência no território, o Município de Miranda do Douro e o ICNF-Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, foi possível reunir um conjunto de parceiros e mecenas (Município de Miranda do Douro, EDP-Gestão de Produção de Energia, REN-Redes Energéticas Nacionais, Fundação Manuel António da Mota, Ferrovial Serviços, Delta Cafés, Vidraria Brigantina), que contribuíram decisivamente para que esta obra seja uma realidade, superando todas as melhores expetativas em  termos de resultado e enquadramento paisagístico.

A Fraga do Puio ou Peinha de l Puio é um miradouro natural sobre o rio Douro, instalado sobre um afloramento granítico, que se precipita quase na vertical para o rio, sendo um dos três geossítios com relevância nacional para paisagens fluviais de tipo canhão.

Este miradouro em território da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica integra a rede de miradouros do Parque Natural do Douro Internacional, por onde passam, anualmente, milhares de turistas.

Pela reação de todos aqueles que por este local vão passando, pelo impacto e pela disseminação que as imagens deste espaço têm conseguido nas redes sociais, estamos certos que é um ponto de referência, de visitação do território, para todos aqueles que visitem o concelho de Miranda do Douro.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Faleceu a mãe de D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda

António Borges Coelho recebeu a Medalha de Mérito Cultural