As estradas cortadas hoje de manhã na sequência de um protesto de agricultores em Macedo de Cavaleiros, nomeadamente a autoestrada A4, foram já reabertas e a concentração desmobilizada, referiram fontes da organização.

A A4 esteve cortada, entre os nós de Lamas e Amendoeira, nos dois sentidos, tendo sido derrubada uma rede de vedação.

Também o IP2 esteve cortado desde as primeiras horas da manhã com acessos vedados nos dois sentidos.

Já a Estrada Nacional 15 (EN15) esteve condicionada junto ao nó de acesso, devido à presença de máquinas agrícolas.

Estes cortes de estrada aconteceram na sequência de um protesto que juntou dezenas de agricultores e produtores de pecuária que deslocaram tratores e máquinas agrícolas para as vias de acesso.

Cerca das 10:30, a organização do protesto anunciou ter conseguido marcar duas reuniões – uma hoje via ‘online’ às 12:00 e outra presencial às 16:00 na segunda-feira – com a ministra da Agricultura e apelou à desmobilização “ordeira” do protesto.

As marchas lentas que marcaram a manhã no distrito de Bragança decorreram no nó do IC5 e do IP2 entre Macedo de Cavaleiros e Carrazeda de Ansiães.

Fonte da GNR indicou à agência Lusa que foram identificadas algumas pessoas.

A organização estima que estiveram concentrados cerca de 300 agricultores, de Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Alfândega da Fé, Vimioso, Bragança, Vinhais, Mogadouro e Valpaços, no distrito de Vila Real em vários pontos de protesto.

Em Macedo de Cavaleiros, os agricultores exigiram garantias de que os apoios de 2023 serão pagos este mês, entre outras medidas.


UE/ Agricultores: Ministra vai reunir-se com manifestantes de Macedo de Cavaleiros

Os agricultores que estão a protestar em Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, tendo já causado o corte da A4, vão reunir-se hoje e segunda-feira com a ministra da Agricultura, disse fonte da organização.

Após este anúncio, a organização pediu aos manifestantes que desmobilizem “ordeiramente” e “seguindo as instruções das autoridades”.

“Vamos reunir com ela [referindo-se à ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes] hoje ao meio-dia na Câmara de Macedo [de Cavaleiros] via ‘online’ e na segunda-feira à tarde temos reunião [presencial] marcada para as 16:00 também na Câmara de Macedo”, disse Armindo Lopes, da organização deste protesto.

Dirigindo-se às dezenas de agricultores que hoje, desde as primeiras horas da manhã, estão concentrados com máquinas agrícolas e tratores na A4, Armindo Lopes anunciou, cerca das 10:15, que o chefe de gabinete de Maria do Céu Antunes tinha entrado em contacto para marcar as reuniões.

“O chefe de gabinete queria que a reunião fosse em Mirandela, mas nós começámos isto em Macedo [de Cavaleiros], por isso vamos terminar em Macedo”, assinalou.

Perante a marcação da reunião, a organização decidiu pela desmobilização do protesto.



PARTILHAR:

Protesto obriga ao corte do nó de acesso à A4 e IP2 em Macedo de Cavaleiros

Sevenair admite encerrar linha aérea Bragança-Portimão em 28 de fevereiro