No maciço de Morais, em Macedo de Cavaleiros, encontra-se bem representada a sutura do Orógeno Varisco. Num curto espaço geográfico, podem observar-se testemunhos do Continente Laurússia, do Oceano Rheic e do Continente Gondwana, os dois continentes e o oceano envolvidos na formação da Cadeia de Montanhas Varisca, formada entre 390-380Ma.

Os maciços de Morais e Bragança correspondem aquilo que em Geologia se denomina de terrenos exóticos, ou seja, terrenos que são formados num determinado local e que depois sofrem uma evolução até acabar por se instalar numa outra zona completamente diferente.

Nestes casos são denominadas unidade alócones (de fora) e estão implantados sobre terrenos autóctones (terrenos que se formaram e evoluíram no mesmo local). Tudo isto aconteceu, há milhões de anos, quando se deu a abertura do Oceano Atlântico.

Estas duas unidades são importantes a nível de metamorfismo de região, porque é possível encontrar rochas muito antigas, metamórficas. No local existem ainda serpentinites, um tipo de rocha que se vende a bom preço e que já foi importante para o comércio de Bragança, mas que actualmente a pequena exploração que existia não está a proceder à extracção.



PARTILHAR:

Riqueza geológica

Padroeira faz 150 anos