O município de Macedo de Cavaleiros reforçou a sua aposta na formação superior dos recursos humanos e valorização do território através da assinatura de uma parceria com duas intuições de ensino superior, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a autarquia do distrito de Bragança, revela que as parcerias procuram valorizar recursos humanos e foram assinadas com o Instituto Superior de Lisboa e Vale do Tejo (ISLVT) e com o Instituto Superior de Ciências Educativas (ISCE) do Douro.

"Queremos criar condições para que os macedenses tenham acesso a formação especializada e de qualidade", explica o presidente da autarquia, Benjamim Rodrigues.

A cooperação entre o município, entre o ISLVT e ISCE Douro irá incidir na elaboração de cursos vocacionados para a qualificação dos recursos humanos da autarquia e para a valorização da região, nomeadamente na área do turismo.

Ao abrigo do protocolo de cooperação serão ainda desenvolvidos projetos de investigação conjuntos, promovidos encontros científicos e ações de formação, bem como disponibilizados recursos e meios documentais e logísticos.

"Haverá ainda o intercâmbio de técnicos e especialistas entre as instituições, numa ação que, acredito, terá grandes vantagens tanto para o Município como para os institutos", sustenta o autarca transmontano.

A ideia passa igualmente por potenciar o território do Geopark Terras de Cavaleiros - Geoparque Mundial da UNESCO, com a promoção de visitas de estudo dos estudantes dos dois Institutos, bem como a criação de novas propostas que valorizem estas visitas de campo.

O protocolo já se encontra em vigor e, segundo Benjamim Rodrigues, "terá uma duração de dois anos, podendo ser revisto anualmente em função dos resultados obtidos".



PARTILHAR:

Vinhais lança livro sobre Máscaras Rituais de Portugal

Venda das barragens é negócio “societário” através de concessão que é do Estado