O município de Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, anunciou hoje que reduziu, em cinco anos, as perdas de água de 81,5% para 56,9% e deixou de encabeçar a lista do desperdício.

Depois de ter sido, durante vários anos, o concelho com maior volume de perdas de água a nível nacional, a autarquia informa que, em cinco anos, conseguiu eliminar cerca de um quarto das fugas na rede de abastecimento e “uma poupança anual na ordem dos 200 mil euros”.

“É uma redução muito significativa, na ordem dos 24,6 pontos percentuais, e que resultam do trabalho que tem sido feito no sentido de melhorar os sistemas de abastecimento de água de Macedo de Cavaleiros”, segundo o presidente da Câmara, Benjamim Rodrigues.

O autarca adianta que o município transmontano “tem vindo a investir num conjunto de medidas que visam reduzir as perdas e os roubos na rede” e, “em 2022, já tinham passado dos 81,5% de 2017 para os 56,9%”.

O presidente da Câmara concretizou que os valores passaram de 65,9% no balanço hídrico de 2021”, já validado pela entidade reguladora (ERSAR), “para 56%, no balanço hídrico de 2022, a submeter até abril de 2022 e já apurado”.

Benjamim Rodrigues indicou ainda que “só em 2022 a Câmara registou uma redução das perdas reais de água na ordem dos 600 mil metros cúbicos da água aduzida à rede, por ano”.

Segundo o autarca, as perdas de água “representam um peso muito significativo no orçamento autárquico, uma vez que se trata de valores que são injetados na rede de abastecimento público, mas que depois, pelos mais variados motivos, não são faturados aos consumidores”.

O plano de combate às fugas de água no concelho de Macedo de Cavaleiros foi apresentado no final de 2020 e começou a ser executado em 2021. “Neste momento, já temos cobertura total de Zonas de Medição e Controle, ou seja, de monitorização das redes, temos telegestão implementada e iremos iniciar a substituição de contadores volumétricos para contadores inteligentes”, concretizou.

Em curso estão também obras de substituição de condutas no valor de um milhão de euros.

O plano de combate às fugas de água estima que, “até 2024, será possível reduzir as perdas anuais para valores próximos dos 30%”, no concelho de Macedo de Cavaleiros.

“Não sendo a solução ideal, que seria a de perdas nulas, essa redução será um enorme contributo para equilibrar as contas do município e, sobretudo, mais um passo no caminho da sustentabilidade ambiental”, destacou o autarca.



PARTILHAR:

Treino inclusivo junta plantel transmontano e utentes com multideficiência

Ordem dos Médicos/Norte critica falta de novo diretor clínico em Trás-os-Montes