O município de Macedo de Cavaleiros dispõe desde hoje de um espaço para incubação de ideias e projetos para apoiar novos projetos neste concelho do distrito de Bragança.

A Associação BLC3-Campus de Tecnologia e Inovação fica instalada no edifício “SideUp”, onde funcionou em tempos o ensino superior, e que o município, com outros parceiros, decidiu recuperar para um projeto de desenvolvimento económico e formação superior.

Entre os parceiros estão a Associação Comercial local, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e a BLC3, responsável pela nova incubadora de empresas.

O responsável desta associação, João Nunes, indicou que a parceria desenvolvida com o município de Macedo de Cavaleiros “permitiu criar condições para o nascimento de um ecossistema de inovação na região”.

Segundo disse, “já existem cinco projetos de investigação e empreendedorismo em desenvolvimento com entidades da região, como o Instituto Politécnico de Bragança, o COLAB More (laboratório colaborativo), o Brigantia Ecopark e a associação empresarial do distrito de Bragança.

João Nunes afirmou que “o objetivo é cooperar ainda mais com outras entidades” e sublinhou a importância, “em particular nas regiões interiores, de trabalhar em rede e ganhar escala de competitividade, assim como, apostar em jovens com perfil e capacidade de resiliência empreendedora”.

O presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros, Benjamim Rodrigues, entende como “fundamental” esta parceria “”para potenciar a instalação de novas empresas no concelho e assim contribuir para o desenvolvimento económico não só do município de Macedo de Cavaleiros, como do próprio Nordeste Transmontano”.

A BLC3 é uma associação sem fins lucrativos que desenvolve atividades de investigação e intensificação tecnológica de excelência, incubação de ideias e empresas, e de industrialização de conhecimento.

Tem como missão, ser líder, ao nível da investigação e inovação, no desenvolvimento de soluções de Bioeconomia Circular e Economia Circular, tendo como projeto ancora o desenvolvimento de tecnologias de biorrefinarias para a valorização de matos e incultos, resíduos florestais e agroalimentares.

O polo da região Norte da BLC3 tem como objetivo promover empreendedorismo qualificado e criativo na região, assim como, desenvolver atividades de inovação orientada para os problemas e oportunidades do território, em parceria com as entidades da região.

Esta incubadora de ideias e projetos funciona no mesmo edifício onde está instalada uma Escola de Negócios e onde são ministrados cursos técnicos superiores de curta duração.

Foto: António Pereira



PARTILHAR:

Aldeia de Fafião organiza festival em prol da preservação do lobo

“O SpiritFest, regressa já no próximo Domingo a Bragança"