«Pisem, mas não acabem com o espírito académico». Esta mensagem, acompanhada por capas negras estendidas no chão, foi a recepção feita por um grupo de estudantes do Instituto Piaget de Macedo de Cavaleiros a quem entrou no tribunal daquela cidade, onde ontem decorreu mais uma sessão do julgamento que opõe uma ex-caloira e a instituição de ensino.

A acção foi movida por Ana Damião por alegados abusos nas praxes académicas no ano lectivo 2002/2003. Pede uma indemnização de 67 mil euros por danos morais e patrimoniais.

A jovem diz ter sido sujeita, por colegas mais velhos, a práticas humilhantes que feriram os seus direitos, liberdades e garantias. Ontem, a ex-aula confirmou os factos em análise. A maior parte da sessão foi ocupada com uma reunião em que a jovem terá participado, em que estavam presentes uma psicóloga, uma advogada e uma enfermeira.

Ana Sofia terá assinado um documento em que admitia que se os factos de que se queixa tivessem acontecido na altura talvez tivesse levado tudo para a brincadeira. No entanto, a jovem diz que se sentiu pressionada, pois em momento algum tomou as praxes como brincadeira. A sentença deste caso ficou marcada para 30 de Março.



PARTILHAR:

Homenagem póstuma a navegadores

Nas mãos da União Europeia