Foi bom mas acabou depressa\", lamentaram os 50 jovens que, durante 15 dias, estiveram integrados no programa Férias Desportivas - \"Macedo em Movimento 2002\", uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Durante duas semanas foram desenvolvidas diversas actividades, que privilegiaram o contacto com a natureza. As manhãs foram alternadas entre a piscina e o Azibo. Para a tarde ficaram visitas aos Museus Rurais de Salselas e de Vale de Pradinhos e às aldeias históricas de Amendoeira, Cortiços e Grijó. Aí, recolheram cantigas, lendas, lenga-lengas e adágios populares. Mas a fotografia dos locais que melhor reflectem a origem das aldeias também despertou um grande entusiasmo. A visita ao solar da família Pessanha, nos Cortiços, nomeadamente à sua capela, impressionou igualmente os jovens.

As actividades de sensibilização ambiental, com passeios pedestres no Parque de Natureza do Azibo, que proporcionaram a identificação de algumas espécies da fauna e da flora, os desportos na praia fluvial como a natação, o voleibol e a canoagem, ou a dinâmica de grupo e educação social, foram outras componentes das Férias Desportivas. Nos momentos de maior descontracção, os jovens demonstraram os seus dotes tocando alguns instrumentos, interpretando canções, dançando e desenvolvendo actividades aeróbias.

Segundo Olavo Massa e José Carlos, os monitores que orientaram estas férias, os jovens \"demonstraram empenho e entusiasmo em todas as actividades\", mas \"talvez pela novidade\", a BTT, a canoagem e a aeróbica na praia foram aquelas de que \"pareceram gostar mais\".

O último dia ficou marcado por um almoço em que também participaram os pais dos jovens. E na segunda-feira começou a segunda fase das Férias Desportivas, que deu as mesmas oportunidades a um novo grupo de 50 jovens.

As Férias Desportivas \"Macedo em Movimento 2002\" terminam no próximo dia 27. Os 100 jovens vão reunir-se para um passeio a Bragança, que inclui a assistência ao jogo de futebol entre os juniores do Futebol Clube do Porto e do Manchester United, de Inglaterra. Nesse dia estarão expostos os trabalhos executados durante as férias, nomeadamente papagaios, fotografia, modelagem e pintura. No Jardim Municipal irão também ser feitas demonstrações de aeróbica e de jogos populares, actividades, encerrando assim as Férias Desportivas \"Macedo em Movimento 2002\".



PARTILHAR:

Heitor Sousa distinguido «Xerife Honorário»

Concluído há um ano e meio