Mais de 300 participantes são esperados no domingo, em Vila Flor, no distrito de Bragança, na segunda edição do Campeonato de Jogos Tradicionais das Terras de Trás-os-Montes, que tem como propósito revitalizar práticas antigas e típicas da região.

O Parque de Campismo do Peneireiro recebe os participantes dos nove concelhos que integram a promotora, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes, nomeadamente Vila Flor, Bragança, Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Vinhais, Vimioso, Miranda do Douro, Mogadouro e Mirandela.

O evento vai apurar os campeões das Terras de Trás-os-Montes em modalidades como o fito, a raiola, a malha, a relha, a tração à corda e corrida de sacos, num campeonato “inclusivo”, com jogos adaptados, que contam com a participação dos utentes de instituições de solidariedade social (IPSS).

Este projeto, segundo a CIM, “surgiu com o intuito de revitalizar esta tradição, envolvendo as populações” e também de “contribuir para valorizar e preservar os valores identitários de que se reveste esta prática tradicional”.



PARTILHAR:

Controlo por pulseira eletrónica para suspeito de violência doméstica em Vila Flor

Sistema antigranizo deverá estar a funcionar no Douro na primavera de 2024