O Núcleo Escolar de Hotelaria e Turismo de Mirandela já tem instalações definitivas. Com o fim das obras de adaptação na residência de estudantes de Carvalhais, o espaço foi transformado em escola destinada à formação dos futuros profissionais e destina-se a servir os distritos de Bragança e de Vila Real. O ministro do Turismo marcou presença, naquela cidade transmontana.

Depois da decisão de instalar, em Mirandela, o núcleo de Trás-os-Montes, da Escola de Hotelaria e Turismo, a Câmara Municipal e o Instituto de Formação Turística (INFTUR), estabeleceram, em Novembro de 2003, um protocolo em que a autarquia ficava responsável pelas obras de adaptação da residência de estudantes de Carvalhais (estimadas em cerca de 150 mil euros) e o INFTUR investia cerca de 350 mil euros em mobiliário e equipamentos, com o intuito de entrar em funcionamento no ano lectivo 2004/2005.

Apesar do atraso nas obras, o núcleo escolar abriu em Outubro do ano passado, mas utilizando a Escola Secundária de Carvalhais como instalações provisórias. Agora, estão concluídas e prontas para receber os 60 alunos que frequentam cursos na área de cozinha, restaurante e bar, com equivalência ao 12.º ano.

O presidente da Câmara considerou o investimento como uma mais-valia para o desenvolvimento de um sector tão importante para a região como o turismo. \"Era a única região do país que ainda não tinha uma escola pública neste domínio e onde os profissionais da restauração, gastronomia e hotelaria são os menos qualificados\", disse.

O ministro do Turismo, Telmo Correia, salientou a importância dessas escolas para conseguir a oferta qualificada no sector do turismo, já que são um \"factor fundamental para fazer a diferença numa concorrência cada vez maior\", afirmou.

O INFTUR prevê que, nos próximos três anos, o núcleo escolar de Mirandela possa chegar aos 150 alunos e está preparada para receber cerca de 200 formandos profissionais no activo, para formação contínua de aperfeiçoamento em hotelaria, restauração e turismo.

Como se sabe, o Instituto de Formação Turística é um organismo público, tutelado pelo Ministério da Economia, através da Secretaria de Estado do Turismo e foi criado em 1965 com a designação de Centro Nacional de Formação Turística e Hoteleira, sendo transformado no Instituto Nacional de Formação Turística em 1979.



PARTILHAR:

Saúde no mundo rural

Vimioso quer captar visitantes