O lançamento de uma agenda cultural será a última actividade da Associação de Municípios de Trás-os-Montes e Alto Douro (AMTAD). A divisão da região em duas comunidades urbanas - Douro e Trás-os-Montes - ditou a sentença de um agrupamento criada há uma década, em Lamego, reunindo 36 municípios. A Assembleia Intermunicipal da AMTAD deverá aprovar a extinção durante o próximo ano.

Antes de fechar as portas, será necessário, ainda, que alguns municípios acertem as contas com a AMTAD. \"Há câmaras que se têm atrasado, três a quatro anos, a pagar as quotas\", revela o presidente da AMATD, Jorge Nunes, acreditando que, nesta fase de encerramento, \"tudo irá bater certo\", para que a associação acabe com \"dignidade\".

Apesar da morte anunciada, Jorge Nunes pensa que a Associação foi uma mais-valia como \"espaço de conhecimento, reflexão, debate e entendimento\" entre as autarquias associadas\". \"A reflexão sobre assuntos simples acabou por permitir ganhos importantes ao nível de novas perspectivas de gestão\", acrescenta. O 3.º Congresso de Trás-os-Montes e Alto Douro, realizado há dois anos, e a constituição da Empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro foram duas das iniciativas concertadas conseguidas no âmbito da AMTAD.

A extinção da AMTAD arrasta, também, para o fim o Gabinete Técnico Intermunicipal do Alto Douro Vinhateiro, que é gerido por aquela Associação de Municípios. \"Os contratos com os funcionários já foram rescindidos, à semelhança do que aconteceu com os da AMTAD\", revela Jorge Nunes.

O Gabinete Técnico Intermunicipal do Alto Douro Vinhateiro, criado há dois anos, tinha a seu cargo a dinamização do processo de gestão e salvaguarda da paisagem cultural evolutiva do Alto Douro Vinhateiro, classificada pela UNESCO como Património da Humanidade, em Dezembro de 2001. Este gabinete poderá, no entanto, vir a funcionar numa outra versão na futura Comunidade Urbana do Douro, até porque a secção de municípios do Douro Vinhateiro pretende vir a negociar com o Governo uma outra forma de apoio técnico.

Agenda cultural conjunta faz promoção estratégica

A agenda de Trás-os-Montes e Alto Douro agora lançada pela AMTAD reúne mais de 50 eventos culturais, recreativos e desportivos de referência, que, só por si, são capazes de atrair visitantes. \"Pretendeu-se criar uma marca da região que permita dinamizar os fluxos turísticos e a actividade económica\", realça Jorge Nunes.

A criação desta agenda (20 mil exemplares) à escala de toda a região foi encarada como \"essencial\" pela AMTAD, já que as câmaras faziam um \"esforço enorme\" para promover isoladamente os seus eventos. Jorge Nunes opina que uma promoção conjunta e estratégica \"conseguirá melhores resultados\", já que, mesmo com duas comunidades urbanas, não é possível promover o Douro sem o associar a Trás-os-Montes e vice-versa.

A divulgação da agenda deverá ficar a cargo das comunidades urbanas, já que a AMTAD não tem competências para o efeito. O trabalho de promoção eficaz está orçado em cerca de 600 mil euros anuais\".



PARTILHAR:

«melhor azeite do mundo»,

Cimo do Povo, em Ribeirinha de Jales