O incêndio que deflagrou na sexta-feira em Bustelo, no concelho de Chaves, obrigou hoje a retirar, preventivamente, 60 crianças que se encontravam no Parque de Campismo do Açude, anunciou o comandante nacional de Emergência e Proteção Civil.

Em conferência de imprensa na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em Carnaxide, Oeiras, André Fernandes referiu que este incêndio, "o mais preocupante" em curso, afetou já uma habitação.

O fogo, que teve início pelas 14:45 de sexta-feira, na zona da aldeia de Bustelo, entrou em fase de resolução cerca das 02:00 de hoje, mas sofreu uma reativação esta tarde, pelas 14:45.

André Fernandes referiu, cerca das 20:15, que este incêndio, no distrito de Vila Real, “vai ser reforçado com mais 111 operacionais, que já estão a caminho".

“A questão do incêndio de Chaves tem a ver com as condições meteorológicas ao longo do dia: vento forte e errático, ou seja, não tinha um quadrante propriamente definido, o que foi abrindo o incêndio em várias frentes e em vários focos de incêndio”, explicou.

“É um incêndio que não afeta só uma área. Afeta três áreas distintas e acaba por ser isso e também a dispersão de meios que foi neste momento feita para fazer a salvaguarda das pessoas e também das habitações”, acrescentou.

Quanto à evolução do incêndio em Chaves, André Fernandes disse que é preciso ”esperar pela noite, pela janela meteorológica que vai existir".

"Para que no terreno, também com o apoio do combate indireto, nomeadamente máquinas de rasto e a equipa de análises do fogo, validarem a estratégia para conseguirem fechar e estabilizar o incêndio o máximo possível durante a noite, para depois, durante o dia de amanhã [domingo] dar-se início então àquilo que são as manobras de estabilização e de rescaldo do incêndio”, explicou.

Até as 20:00, acrescentou, foram registados 89 incêndios, com 12 ocorrências ativas, três das quais “são significativas”.

Foto: Artur Mendes

 



PARTILHAR:

Fogo destrói solar e história da vida de família em Vilela Seca (Chaves)

Equipa que investiga acidente remete primeiros dados para 2ª feira