Longe vão os tempos em que nas aldeias de Trás-os-Montes eram às dezenas. Os burros, amigos inseparáveis do homem na lide do campo, hoje estão em vias de extinção e até as tradicionais corridas nos dias de romaria estão em risco de desaparecer. A romaria de Vila Verde da Raia, em Chaves, corre o perigo de hoje não ter burros para realizar a tradicional corrida da festa.

Em tempos, não muito longínquos, em Trás-os-Montes, com a chegada do Verão vinham as romarias e festa que se prezasse tinha de ter uma corrida de burros. Com a desertificação do Interior e o abandono dos campos, o burro começou a desaparecer. Hoje, o burro ibérico é uma das espécies protegidas em vias de extinção e mesmo os ciganos, que na região do Alto Tâmega eram conhecidos por deambular de terra em terra para negociar em burros, já desapareceram.

A aldeia raiana de Vila Verde da Raia, em Chaves, situa-se bem no extremo de Portugal e é mesmo o seu limite com a vizinha Espanha, mas apesar de estar muito próxima da cidade teima em manter vivas algumas das mais antigas tradições.

A festa de Vila Verde da Raia é um momento alto para a povoação que desde quinta-feira vive em folia. As tradições nunca são esquecidas e hoje, o último dia da romaria, é dedicado às brincadeiras e à tradicional corrida de burros.

São mesmo os mais novos que não querem deixar morrer a tradição e apesar de ser todos os anos uma incógnita e de nem sequer constar do programa das actividades, a corrida dos burros continua-se a realizar, mas os exemplares são cada vez menos e pode até nem haver concorrentes, impedindo que se realize a antiga tradição.

\"Noutros tempos esta corrida dava gosto. Apareciam sempre mais de 10 ou 12 burros e todos sabíamos a quem pertenciam e se eram bons ou maus trabalhadores.

Agora lá vão aparecendo três ou quatro e nunca se sabe se aparecem no ano seguinte, pois alguns já começam a ficar velhotes e não estão para corridas.Vamos ver se há burros para a corrida da romaria,\" disse ao DN um dos habitantes de Vila Verde da Raia.



PARTILHAR:

Feiras de Burro

Futura barragem do Baixo Sabor