A 39.ª Feira de São Pedro, em Macedo de Cavaleiros, no distrito de Bragança, vai voltar a ter oito dias, em vez dos cinco das últimas edições, e contará com 160 expositores, segundo revelou a organização.

A edição deste ano, marcada de 29 de junho a 06 de julho, vai ter como novidade a AgroSummit, a decorrer durante a semana e que vai contar com 160 expositores, com forte expressão nos setores agrícola e automóvel.

No cartaz musical estão nomes como Bárbara Tinoco, Dillaz ou Miguel Araújo.

O certame foi reduzido em 2018 pela primeira vez, em modo experimental, para cinco dias e quatro noites. No ano seguinte voltou ao modelo convencional mas, desde essa altura e depois da pausa exigida pela pandemia de covid-19, a feira tem sido mais curta.

“Por experiência de anos anteriores, os expositores têm solicitado mais tempo. Tentámos durante dois anos fazer menos dias. As verbas eram escassas e não era fácil fazer mais dias sem artistas. O cartaz acaba por ser sempre a ferramenta para poder ter uma feira mais apelativa, até para o visitante, para poder entrar em contacto com os expositores e ter essa ligação com a feira com mais abrangência”, explicou Paulo Moreira, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Macedo de Cavaleiros.

Também o presidente da Câmara, Benjamim Rodrigues, deu conta do desejo dos intervenientes de regressar ao anterior figurino. O autarca reconheceu que é um investimento acrescido, que deve rondar os 150 mil euros este ano, mas com a expectativa de ter mais participantes.

Este ano em estreia, de segunda a sexta-feira, vai decorrer a AgroSummit, voltada para os expositores.

“Há muitas empresas a investir bastante em vários setores para poderem realizar negócio. Esta ‘Summit’ quer ao longo da semana trazer temas e dinâmicas que podem enriquecer o certame”, adiantou Paulo Moreira.

Benjamim Rodrigues acrescentou que a ‘Summit’ vai permitir aos empresários e investidores, de dentro e de fora da região, discutir preocupações comuns, como novos modelos de empreendedorismo e de negócio, e que a iniciativa vai contar com a parceira também do Instituto Politécnico de Bragança.

Os temas a abordar passam pelo agroalimentar e o turismo. “Vamos envolver todo o nosso potencial ligado ao Geopark Terras de Cavaleiros, ligado à natureza, ao turismo de lazer ou gastronómico. Todas as fileiras estarão presentes, com a perspetiva de fixar jovens e de criar oportunidades de empreendedorismo”, afirmou ainda Benjamim Rodrigues.

Na música, a Feira de São Pedro abre com Bárbara Tinoco, a 29 de junho, dia do feriado municipal, e seguem-se Miguel Bravo, Marcus e Phoenix RDC.

A 03 de julho, Macedo de Cavaleiros recebe a banda tributo José Pinhal Post-Mortem Experience, enquanto no dia 04 é a Festa da Rádio Onda Livre, a rádio local.

Dillaz atua a 05 de julho e no último dia, dia 06, o palco é de Miguel Araújo.






PARTILHAR:

Universitários de Vila Flor recebem bolsas em troca de serviço no concelho

Moreno garante rigor e profissionalismo para último duelo com o campeão Sporting