Com o Verão já no horizonte, foi com muita satisfação que a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros recebeu a distinção da Bandeira Azul para as duas praias da Albufeira do Azibo. “É muito importante para o nosso território e para todo o Nordeste Transmontano este galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que comprova a excelência das nossas praias e a qualidade dos seus equipamentos de apoio”, frisa o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros.

Para Benjamim Rodrigues, o estatuto de praias com Bandeira Azul “é desde logo uma importante responsabilização da autarquia, na gestão e manutenção da qualidade das suas praias, mas também um desafio a todos os que nos visitam para manter a integridade de dois espaços únicos na região”.

De destacar ainda a atribuição da Bandeira Azul à "Sun Azibo Cruzeiros" e "Azibo Solar Boat", ambas parceiras da Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros e que operam na Albufeira do Azibo. “As suas embarcações solares, amigas do ambiente, foram também distinguidas pela ABAE, reforçando o caráter diferenciador de toda a Albufeira do Azibo e sua envolvente”, refere Benjamim Rodrigues.

“É igualmente um convite a todos aqueles que queiram fazer férias num concelho que alia duas praias de excelência a uma gastronomia única, fora dos grandes roteiros turísticos, mas que permitem desfrutar, com tranquilidade, das águas calmas e quentes da Albufeira do Azibo”, explica o autarca.

Em Macedo de Cavaleiros, recorda ainda o presidente da Câmara, “é ainda possível visitar o vasto território do Geopark Terras de Cavaleiros, um geoparque da UNESCO, fazer caminhadas, passear de bicicleta ou visitar a aldeia de Podence, com os seus Caretos, os grafittis nas ruas e o Museu do Careto”. “Para os mais ousados e experientes, é ainda possível voar de parapente a partir da Serra de Bornes, enquanto a restante família pode usufruir das praias do Azibo”, acrescenta.

Recorde-se que a Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido no nosso país pela Associação Bandeira Azul da Europa. Este galardão pretende educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portos de recreio e marinas, e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

A elevada qualidade das praias do Azibo tem sido sucessivamente premiada e, assim, este foi o 19.º ano seguido que a Praia da Fraga da Pegada recebeu a Bandeira Azul. Já a Praia da Ribeira recebe o galardão pelo 13.º ano consecutivo.



PARTILHAR:

Hospital de Bragança recebe equipamento de Ressonância Magnética

Produção de cereja com quebras de 40% na Terra Quente Transmontana devido ao frio