A nova Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Sendim, em Miranda do Douro, entrou hoje em funcionamento, representando um investimento de cerca de um milhão de euros que resolverá problemas ambientais existentes na região.

"Estamos a falar de um novo equipamento que vai servir uma vila com cerca de 2.000 habitantes. Estávamos a braços com um problema ambiental, já que [a freguesia de] Sendim fica situada em pleno Parque Natural do Douro Internacional (PNDI)", disse hoje à Lusa o presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes.

O equipamento contou com uma comparticipação de 85% do Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

"Há mais de duas décadas que este investimento era reclamando pela população de Sendim. Vem valorizar os investimentos que estamos a fazer no concelho ao nível do abastecimento de água e tratamento de esgotos e saneamento básicos", frisou o autarca trasmontano.

Também o presidente da Junta de Freguesia de Sendim, Aquilino Ginjo, disse que esta obra era desejada há mais de 20 anos e que vai trazer melhor qualidade de vidas à população e aos visitantes.

"A partir de agora vamos ter as ribeiras que atravessam o território de Sendim mais limpas e um ecossistema mais sustentável", sublinhou Aquilino Ginjo.

No local onde está o novo equipamento estava uma outra ETAR, só que já "estava obsoleta e não funcionava criando constrangimentos ambientais", disse Artur Nunes.

"O problema arrastou-se durante muitos anos, porém, em nosso entender está resolvido através de um equipamento que cumpre toda a legislação em vigor em matéria ambiental. Praticamente construímos uma nova ETAR, já que praticamente não aproveitamos nada da anterior", vincou o presidente da Câmara.

O autarca acrescentou que a ligação ambiental do meio urbano da vila de Sendim com o meio ambiental do PNDI também foi uma decisão que teve de ser tomada em conta.

"Queremos preservar a qualidade ambiental do nosso concelho já que se pode traduzir em mais-valia ao nível do turismo natureza", concluiu Artur Nunes.

Foto: Terceira dimensão



PARTILHAR:

Carla Alves anuncia 15 euros por hectare no caso das Vinhas afectadas

Estragos de granizo estão cobertos por seguro diz Capoulas Santos