Em declarações prestadas ao Diário de Trás-os-Montes (DTM), Laurentina Teixeira, diretora executiva do ACES (Agrupamentos de Centros de Saúde) do Alto Tâmega e Barroso, garante que "os critérios de vacinação contra a Covid-19 estão a ser cumpridos".

“Neste momento temos disponíveis 3 tipos de vacinas: a Pfizer, a Moderna e a AstraZeneca. De acordo com os estudos efetuados até ao momento a vacina AstraZeneca só pode ser administrada a pessoas até aos 65 anos, enquanto as outras duas podem ser administradas a toda a população. Neste momento, o contacto com as pessoas a vacinar tem haver com a disponibilidade do tipo de vacinas que temos.”, destacou a diretora do ACES do Alto Tâmega e Barroso quando questionada sobre a vacinação de idosos com mais de 80 anos, ou pessoas com mais de 50 anos, mas com patologias associadas definidas no Plano de Vacinação.

“Têm sido muito difícil o contacto com as pessoas elegíveis para esta fase da vacinação”, refere Laurentina Teixeira acrescentando que “muitas das vezes só é possível contactar as pessoas com o auxílio da GNR, da PSP e das próprias autarquias e freguesias”.

“Neste ACES posso garantir que ninguém foi vacinado que não tivesse na lista de prioritários”, referiu.

Questionada sobre a alegada vacinação ilegal contra a Covid-19 em Valpaços, e sobre uma possível investigação, a diretora executiva preferiu não responder.

Por fim, destacou que o principal objetivo das declarações prestadas ao DTM era "esclarecer e elucidar a população de que todos as pessoas irão ser vacinadas, cada uma na respetiva fase de vacinação”.

De recordar que o Diário de Trás-os-Montes noticiou no passado dia 25 de fevereiro a “Alegada vacinação ilegal contra a Covid-19 em Valpaços”, estando até ao momento a investigar todas as denúncias chegadas à redação.

A redação do DTM tentou contactar várias instituições que alegadamente terão vacinado funcionários de uma forma indevida, mas nenhuma quis prestar declarações.

Até ao momento, e depois de contactada pelo DTM, a USP do Alto Tâmega e Barroso, continua sem se prenunciar em relação ao noticiado.

Fotografia: Carlos Espírito Santo



PARTILHAR:

Detidos dois reincidentes de tráfico de droga em Mirandela

GNR deteve homem de 32 anos com um punhal e haxixe