O treinador do Desportivo de Chaves afirmou hoje que, apesar de prever um “jogo difícil” em casa do Vitória de Guimarães, em encontro da 18.ª jornada da I Liga de futebol, quer “começar bem a segunda volta”.

“Sabemos que vai ser um jogo difícil, porque, além de ter uma boa equipa e de estar bem orientada, o Vitória, a jogar em casa, tem o apoio do seu público, que, quase sempre, empurra a equipa. Por isso, sabemos que temos de ser emocionalmente muito estáveis”, frisou Vítor Campelos na conferência de imprensa de antevisão à partida.

Ainda que o clube transmontano não vença há sete jornadas consecutivas, o treinador afirmou estar “confiante” para “começar bem a segunda volta [e] ficar com os três pontos”.

“Mais uma vez digo, jogo difícil, respeitar muito o nosso adversário, mas também sabemos das nossas qualidades [e] das nossas capacidades. Estamos confiantes e queremos muito começar esta segunda volta com o pé direito e [isso] passa por uma vitória”, reiterou.

Pese embora o treinador e a maior parte da equipa técnica tenham raízes em Guimarães, o que faz deste encontro “um jogo especial para todos”, Vítor Campelos assume que o foco “é ganhar”, até porque, com uma vitória, o clube transmontano ultrapassa o conjunto da 'cidade berço' na tabela classificativa.

“Temos de nos preocupar com aquilo que temos de fazer e devemos fazer. Temos de entrar confiantes, personalizados, muito concentrados, à imagem daquilo que fizemos na segunda parte do último jogo [frente ao Boavista], porque só assim é que conseguimos ser bastante competitivos e conquistar pontos”, vincou.

Ainda que o Vitória de Guimarães esteja há quatro jornadas sem vencer, “um facto”, Vítor Campelos desvalorizou o momento da equipa orientada por Moreno, colocando ênfase “nos objetivos das equipas”.

“Há períodos, durante a época, em que surgem lesões ou, por algum motivo, em termos de momentos de forma de alguns jogadores, pode haver alguns resultados que não sejam tão positivos, mas temos de nos focar naquilo que é realmente importante”, o que, no caso do clube flaviense, passa por conseguir, “o mais rápido possível”, os pontos que “garantam a consolidação” na I Liga.

O Desportivo de Chaves, oitavo classificado, com 22 pontos, visita o Vitória de Guimarães, em sétimo, com 24, na segunda-feira, às 20:15, no Estádio D. Afonso Henriques, em encontro da 18.ª jornada da I Liga de futebol, arbitrado por Hélder Malheiro, da associação de Lisboa.


Treinador do Vitória confiante no regresso aos triunfos perante o Chaves

O treinador Moreno mostrou-se hoje convicto no regresso do Vitória de Guimarães aos triunfos na I Liga de futebol, apesar das “dificuldades” que o Desportivo de Chaves cria nos jogos fora, em partida da 18.ª jornada, na segunda-feira.

Apesar da série de oito jogos oficiais sem vitórias, quatro deles para o campeonato, a equipa vimaranense encarou a semana de treino para a receção aos transmontanos de “forma positiva”, com “vontade grande de ir para dentro de campo” e tentar derrotar um adversário com cinco triunfos na competição, entre eles sobre Sporting de Braga (1-0) e Sporting (2-0), fora de portas, realçou o técnico.

“Temos uma oportunidade para quebrar essa série de jogos em que não temos conseguido pontos. Em termos de qualidade de jogo, a equipa tem correspondido. O adversário de amanhã (segunda-feira) tem cinco vitórias [na I Liga], quatro delas fora. Percebemos as dificuldades que vamos encontrar, mas acreditamos que vamos regressar às vitórias”, disse, na antevisão ao desafio, marcado para as 20:15, em Guimarães.

O técnico adiantou que a semana de preparação para o duelo com os flavienses permitiu a recuperação do médio Tiago Silva, ausente nas derrotas com Gil Vicente (2-1) e FC Porto (1-0), e pediu aos seus jogadores para manterem o “equilíbrio” no trabalho, tendo afirmado a convicção de que o plantel tem margem para evoluir na segunda volta.

“Quanto mais tempo passarmos juntos, quanto mais assimilarmos as ideias uns dos outros, a tendência é a de melhorar. Os resultados não têm sido o que esperamos. Para quem trabalha da forma que trabalhamos, as vitórias têm de aparecer”, disse.

Moreno também expressou o “agrado” de ver o médio Tomás Händel, um dos capitães de equipa, apesar dos 22 anos, reintegrado no plantel, após uma lesão que o afastou dos relvados há quase um ano, após a derrota com a BSAD, em 13 de fevereiro (1-0), e vincou que o defesa Ibrahima Bamba, o jogador vitoriano mais associado a uma transferência no ‘mercado’ em curso, está “completamente focado” no trabalho.

“É um miúdo com 20 anos. Às vezes, pode haver algum deslumbramento, mas não sinto nada isso. Sabemos que o Ibra [Bamba] está num processo de aprendizagem”, disse, apesar de querer que janeiro, “mês um pouco estranho” devido ao período de transferências, “acabe rapidamente”.

O ‘timoneiro’ vitoriano comentou ainda o facto de Rúben Lameiras, titular no início da época, estar ausente da competição desde a derrota com o Vizela (3-0), em 30 de dezembro de 2022, tendo admitido que o extremo “não está na melhor fase”, mas ainda vai ajudar a equipa, porque “tem talento”.

“Todos os atletas têm picos de forma ao longo da época. O Rúben reconhece que não está na melhor fase, mas tem total confiança por parte da equipa técnica, que sabe bem o que ele vale. Nestes dois últimos jogos, o Rúben não esteve na convocatória por impedimento, não por opção técnica. O Rúben já nos ajudou e vai-nos voltar a ajudar, porque tem talento”, disse.



PARTILHAR:

A “Vida real” criada com as gentes de Vila Real para a "Odisseia Nacional" do D.Maria II

Escândalo constitucional