Desportivo de Chaves impõe segunda derrota seguida ao Sporting de Braga na I Liga

O Desportivo de Chaves impôs hoje a segunda derrota consecutiva ao Sporting de Braga da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer fora, por 1-0, em jogo da nona jornada.

Héctor Hernández marcou, logo aos dois minutos, o único golo da partida, permitindo aos flavienses interromper uma série de quatro jogos sem vencer e subir ao 10.º lugar, com 12 pontos.

Com a segunda derrota seguida, à qual se junta mais uma na Liga Europa, o Sporting de Braga manteve-se no terceiro posto e viu o líder Benfica ficar a seis pontos e o FC Porto, segundo, a três.

 

Futebol: I Liga / Sporting de Braga - Desportivo de Chaves (Ficha)

O Desportivo de Chaves venceu hoje o Sporting de Braga, por 1-0, na nona jornada da I Liga de futebol, disputado em Braga.

 

Estádio Municipal de Braga.

Sporting de Braga – Desportivo de Chaves, 0-1.

Ao intervalo: 0-1.

Marcadores:

0-1, Héctor Hernández, 02 minutos.

 

Equipas:

- Sporting de Braga: Tiago Sá, Victor Gómez (Rodrigo Gomes, 77), Tormena, Niakaté, Sequeira, Racic (Gorby, 66), André Horta (Álvaro Djaló, 84), Diego Lainez (Vitinha, 46), Ricardo Horta, Abel Ruiz e Banza.

(Suplentes: Lukas Hornicek, Dinis Pinto, Paulo Oliveira, Gorby, Castro, Álvaro Djaló, Hernâni, Rodrigo Gomes e Vitinha).

Treinador: Artur Jorge.

- Desportivo de Chaves: Paulo Vítor, João Correia, Nelson Monte, Steven Vitória, Bruno Langa (Sandro Cruz, 35), João Mendes (Edu, 77), João Teixeira (Jô Batista, 90+4), Issah Abass (Luther Singh, 78), Guima, Jonny Arriba e Héctor Hernández (Juninho, 78). 

(Suplentes: Rodrigo, Luther Singh, Sandro Cruz, Juninho, Edu, Pocnk, Morim, Benny e Jô Batista).

Treinador: Vítor Campelos.

Árbitro: Cláudio Oliveira (Aveiro).

 

Ação disciplinar: cartão amarelo para Banza (05), Tormena (54), Guima (71), Paulo Vítor (72), Nelson Monte (75), Issah Abass (78), Luther Singh (78), Sequeira (79), Gorby (84), Tiago Sá (84). Cartão amarelo para o treinador do Desportivo de Chaves, Vítor Campelos (60).

Assistência: 12.494 espetadores.

 

COMENTÁRIO: Valente Desportivo de Chaves vence na 'Pedreira' Braga sem ideias

O Desportivo de Chaves venceu hoje em casa do Sporting de Braga, 1-0, na nona jornada da I Liga de futebol, quebrando um ciclo de quatro jogos sem ganhar e infligindo a terceira derrota seguida dos minhotos.

O único golo da partida surgiu logo aos dois minutos, com o avançado espanhol Héctor Hernández a antecipar-se a Niakaté e a desviar subtilmente uma assistência de João Teixeira.

A equipa de Artur Jorge somou o terceiro desaire seguido e bem se pode queixar de falta de eficácia, já que dispôs de uma mão cheia de ocasiões para marcar.

Já a turma de Vítor Campelos, que mostrou personalidade sobretudo na primeira parte – na segunda quase só defendeu -, acentua a tendência para vencer fora de portas (tem três triunfos, todos longe de Chaves) e interrompe um ciclo de quatro jogos sem ganhar.

Depois de duas derrotas seguidas (4-1 com o FC Porto, para o campeonato, e 2-1 com o Saint Gilloise, quinta-feira, para a Liga Europa), tudo o que o Sporting de Braga não precisava era de sofrer um golo logo ao segundo minuto e a equipa sentiu o ‘balde de água fria’.

O Sporting de Braga tem algumas das ‘pedras’ que brilharam nos primeiros jogos, como Banza, em sub-rendimento e mostrou muitas dificuldades em criar lances de real perigo na primeira parte.

Um centro largo de Victor Gómez que quase traiu o guarda-redes dos transmontanos - a bola bateu no poste (27) – foi uma exceção, além de não ter sido intencional.

Nos últimos minutos do primeiro período, o Sporting de Braga carregou e André Horta (40), Diego Lainez (42) e Banza (45+1) estiveram perto do golo.

Artur Jorge lançou Vitinha após o intervalo (saiu um muito individualista Diego Lainez) e o Sporting de Braga atirou-se em busca de golos.

Depois de algumas investidas perigosas do ataque bracarense, Abel Ruiz teve um falhanço incrível, após assistência de Ricardo Horta, atirando a rasar o poste com tudo para marcar (60).

Dez minutos depois, o internacional espanhol voltou a desperdiçar uma boa ocasião para marcar, agora de cabeça, após cruzamento de André Horta e, aos 85 minutos, novamente o mesmo avançado teve no pé direito uma oportunidade clara de golo.

O Desportivo de Chaves praticamente limitou-se a defender na segunda parte, mas quase fez o segundo aos 90+3, com João Teixeira a rematar ao poste de fora da área.

Os transmontanos seguraram a vantagem e sobem na tabela classificativa (10.º), enquanto o Sporting de Braga mantém o terceiro lugar, mas vê Benfica e FC Porto fugirem.

 

SÍNTESE: Braga soma segunda derrota consecutiva, Marítimo pontua pela primeira vez

O Sporting de Braga averbou hoje a segunda derrota consecutiva na I Liga portuguesa, ante o Desportivo de Chaves (0-1), e deixou o FC Porto isolado no segundo posto, enquanto o Marítimo somou o primeiro ponto.

Depois do desaire na última ronda com os ‘dragões’ (4-1) e de um outro na quinta-feira, para a Liga Europa, na receção aos belgas do Union Saint-Gilloise (1-2), tendo consentido dois tentos nos minutos finais, os bracarenses voltaram a ficar aquém, desta vez frente aos transmontanos, na nona jornada.

O único tento do desafio surgiu nos instantes iniciais da partida, aos dois minutos, por intermédio de Héctor Hernández, suficiente para os flavienses terminarem com um ciclo de quatro jogos sem triunfar, subindo, assim, ao 10.º lugar, com 12 pontos.

O Sporting de Braga, terceiro, com 19 pontos, além de deixar o FC Porto (22 pontos) isolado na segunda posição, viu o líder Benfica (25) ficar mais longe.

Mais cedo, no Estádio do Bessa, no Porto, no duelo entre Boavista e Marítimo, Sebastián Pérez colocou os ‘axadrezados’ na frente do ‘placar’, à passagem do minuto 22, mas André Vidigal viria a restabelecer a igualdade, aos 56.

Nos insulares, Joel Tagueu desperdiçou, aos 71, um pontapé da marca dos onze metros, que poderia ter dado o primeiro triunfo.

Desta forma, o Boavista é quinto, com 16 pontos, em igualdade com o Sporting, e o Marítimo mantém-se como lanterna-vermelha, com apenas um.

Já o Vizela colocou um ponto final na série de três triunfos consecutivos do Casa Pia, graças ao golo solitário apontado por Raphael Guzzo, aos 67 minutos.

Por outro lado, o conjunto vizelense obteve duas vitórias seguidas pela primeira vez esta época, subindo ao 11.º posto, com 11 pontos, enquanto 

 

Futebol: I Liga / Sporting de Braga - Desportivo de Chaves (Declarações)

Declarações após o jogo da nona jornada da I Liga de futebol entre Sporting de Braga e Desportivo de Chaves (0-1), que decorreu hoje em Braga.

 

Artur Jorge (treinador do Sporting de Braga):

“A estatística vale o que vale e não vale nada quando os três pontos vão com o adversário, mas apetece-me dizer que nem sempre temos o que merecemos. Hoje, o Sporting de Braga foi muito forte nos 90 minutos, tivemos uma desatenção logo no primeiro minuto e permitimos um golo ao adversário, que ficou confortável para estar na expectativa durante o jogo. Faltou-nos eficácia, tivemos 30 remates, 17 na área, 11 intercetados pelo adversário, tivemos muitas vezes perto da baliza do adversário, faltou eficácia que determina quem ganha ou não. Fomos penalizados por essa desatenção. Com justiça ou injustiça perdemos o jogo.

[Três derrotas seguidas] É um momento que temos que assumir que não é o melhor para nós, mas a chave para isto tudo é o equilíbrio. Percebo a curiosidade de perceber o que está a acontecer, mas hoje, qualquer pessoa de bom senso que assistiu ao jogo, não pode apontar nada à exibição do Sporting de Braga. Já foi um Braga parecido com o do início de época, mostrámos empenho, caráter, intensidade, faltou-nos os golos.

[Reunião no relvado no final] Disse-lhes que tinha muito orgulho neles e que não queria ver ninguém de cabeça baixa. Sou o primeiro a estar ao lado deles, trabalharam imenso e foram muito dignos. É unidos que vamos superar esta fase menos boa em termos de resultados.

Não me pareceu falta de criatividade, houve mais uma constante quebra de ritmo do adversário, não deixaram o jogo ter a dinâmica que queríamos imprimir. Fica muito difícil a uma equipa como a nossa ir atrás do jogo. Tivemos ações no início da época para ter em conta o tempo de útil de jogo e hoje foi um bom exemplo de como não ter esse tempo útil de jogo.

O Iuri Medeiros sofreu um toque no último treino e estava incapacitado para hoje”.

Vítor Campelos (treinador do Desportivo de Chaves):

“Os resultados são sempre justos, é o que acontece. Nós vínhamos de quatro resultados negativos, o objetivo do Chaves é manter-se na I Liga e em alguns desses jogos não vencemos imerecidamente. Hoje, jogámos contra um adversário valoroso, muito bem classificado, sabíamos que íamos sofrer, mas entrámos melhor no jogo, fizemos o golo, tivemos outras situações que com um pouco mais de critério já no meio-campo ofensivo podíamos ter isolado alguns jogadores, mas alguma ansiedade não ligámos bem o jogo.

Sabíamos que o Braga ia carregar, como é óbvio, atacou muito e tem um dos melhores ataques da I Liga, teriam que ser muito bem organizados e comunicativos uns com os outros, sermos uma verdadeira equipa. Estatisticamente, o Braga teve 59 por cento de posse de bola e nós 41, rematou à baliza cinco vezes e nós fizemos um golo e mandámos uma bola ao poste. O resultado é o que é e merecemos ganhar.

Héctor Hernández foi um jogador que observámos na época passada, estava a jogar na III divisão, vimos que se adequava ao nosso estilo de jogo, tem feeling de golo e trabalha muito pela equipa, é um jogador que tem qualidade”.

Fotos: DR

 



PARTILHAR:

Campanha da castanha atrasada e ainda uma incógnita em Vinhais

João Ferreira vence Baja TT do Norte e sagra-se campeão nacional