O Desportivo de Chaves venceu hoje pela primeira vez no terreno do Sporting, impondo, com o triunfo por 2-0, a segunda derrota dos ‘leões’ na edição 2022/23 da I Liga portuguesa de futebol, na quarta jornada.
Steven Vitória, aos 60 minutos, e Juninho, três minutos depois, marcaram os golos da formação transmontana, que regressou esta temporada ao principal escalão do futebol nacional e subiu provisoriamente ao sexto lugar, com sete pontos, ao vencer pela primeira vez no Estádio José Alvalade, em Lisboa, após 14 derrotas e três empates para o campeonato.
Com este desaire, o segundo consecutivo depois da derrota na jornada anterior no terreno do campeão FC Porto, por 3-0, o Sporting somou o segundo jogo seguido sem vencer, ocupando o 13.º lugar, com quatro pontos, a cinco dos ‘dragões’ e do Benfica, que têm menos um jogo, e do Portimonense.

I Liga: Sporting - Desportivo de Chaves (ficha)

O Desportivo de Chaves venceu hoje o Sporting por 2-0, em jogo da quarta jornada da I Liga portuguesa de futebol, realizado em Lisboa.

Jogo no Estádio José Alvalade, Lisboa.
Sporting - Desportivo de Chaves, 0-2.
Ao intervalo: 0-0.
Marcadores:
0-1, Steven Vitória, 60 minutos.
0-2, Juninho, 63 minutos.
 
Equipas:
- Sporting: Adán, Luís Neto (Matheus Reis, 46), Coates, Gonçalo Inácio, Ricardo Esgaio (Jeremiah St. Juste, 65), Ugarte (Morita, 60), Pedro Gonçalves, Nuno Santos, Marcus Edwards, Francisco Trincão e Rochinha (Rodrigo Ribeiro, 74).
(Suplentes: Franco Israel, André Paulo, Matheus Reis, Jeremiah St. Juste, Morita, Fatawu, Flávio Nazinho, Mateus Fernandes e Rodrigo Ribeiro).
Treinador: Rúben Amorim.

- Desportivo de Chaves: Paulo Vítor, João Correia, Nélson Monte, Steven Vitória, Bruno Langa, Kevin Pina (Queirós, 79), João Mendes (Obiora Nwankwo, 46), Ricardo Guima, Benny (Juninho, 46), João Batxi (Euller Silva, 73) e Hector Hernandez (Patrick Fernandes, 79).
(Suplentes: Gonçalo Pinto, Patrick Fernandes, Euller Silva, Juninho, Jonny Arriba, Obiora Nwankwo, Queirós, Hélder Morim e Jô Batista).
Treinador: Vítor Campelos.
 
Árbitro: André Narciso (AF Setúbal).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Marcus Edwards (36), Ugarte (45+3), Pedro Gonçalves (66), Kevin Pina (67), Morita (73), Euller Silva (82) e Coates (90+4). Cartão vermelho direto para Patrick Fernandes (90+4).
Assistência: 31.408 espetadores.

COMENTÁRIO: Desportivo de Chaves consuma triunfo histórico em Alvalade em três minutos

O Desportivo de Chaves venceu hoje pela primeira vez na história em casa do Sporting, por 2-0, com dois golos marcados em três minutos, em jogo da quarta jornada da I Liga portuguesa de futebol.
Steven Vitória e Juninho deram o triunfo aos transmontanos, na 17.ª visita a Alvalade, para a I Liga, depois de 13 derrotas e três empates, num jogo em que o Sporting, vaiado pelos adeptos após o apito final do árbitro setubalense André Narciso.
No entanto, a equipa comandada por Rúben Amorim, que somou o segundo desaire seguido, até poderia ter ido para intervalo a golear, mas quis a sorte, o destino e o desacerto que os ‘leões’ não conseguissem levar a melhor sobre o guarda-redes Paulo Vítor. Até porque nesse período os flavienses não remataram uma única vez à baliza de Antonio Adán.
Com este resultado Sporting, que soma duas derrotas, um empate e um triunfo, fica com os mesmos quatro pontos com que entrou para este encontro e vê-se ultrapassado pelos transmontanos, agora com sete, fruto de dois triunfos, uma igualdade e uma derrota.
Para este jogo Rúben Amorim promoveu três alterações em relação ao desaire frente ao FC Porto, colocando Ricardo Esgaio bo lugar do castigado Pedro Porro, Rochinha rendeu Morita no meio-campo e Nuno Santos na ala esquerda, relegando Matheus Reis para o banco.
Com Vitor Campelos a colocar em campo Guima, no lugar do castigado João Teixeira, os flavienses sofreram um grande arrepio, aos quatro minutos, quando Nuno Santos, de fora da área, com um forte remate levou fez a bola passar muito próxima do canto superior esquerdo da baliza defendida por Paulo Vítor.
O Sporting até entrou mais forte, muito dinâmico no ataque graças ao ‘carrossel’ entre Rochinha, Marcus Edwards e Francisco Trincão e, aos 13 minutos, a bola foi ter com Pedro Gonçalves, que, de pé esquerdo e de fora da área, rematou forte com a bola a bater no poste esquerdo da baliza de Paulo Vítor, esta ainda lhe bateu nas costas e caprichosamente saiu de campo.
O ‘nulo’ ao intervalo castigava fortemente o Sporting por ter desperdiçado mais sete ocasiões de golo, tendo como protagonistas Pedro Gonçalves (2), Rochinha (2), Luís Neto (1) e Trincão (2) que não tiveram a frieza necessária para colocar os ‘leões’ na condição de vencedor.
Na segunda parte, Rúben Amorim colocou em campo Matheus Reis para o lugar de Luís Neto. Por sua vez, os flavienses fizeram duas substituições: Juninho e Obiora renderam, respetivamente, Benny e João Mendes.
O fulgor atacante do Sporting manteve-se, contudo Héctor Hernández, esteve muito perto de inaugurar o marcador, aos 55 minutos, quando o espanhol recebeu a bola de Batxi e numa transição rápida apareceu frente à frente com António Adan, tendo o guarda-redes ‘leonino’ defendido para canto.
Contudo, o Sporting e os 31.408 espetadores estavam longe de imaginar a hecatombe que viria a sofrer de seguida.
Os comandados de Vitor Campelos viriam a inaugurar o marcador, aos 60 minutos, por intermédio de Steven Vitória, com um cabeceamento à entrada da área do defesa central, na sequência de um livre cobrado por Batxi.
Os ‘leões’ acusaram o toque, desorganizaram-se e permitiram uma jogada de contra-ataque e Juninho, aos 63, fez o 2-0, após assistência de Héctor Hernández.
A perder, Rúben Amorim, sem outras soluções, colocou em campo o central neerlandês St. Juste, para o lugar de Ricardo Esgaio e Coates passou a jogar como ponta-de-lança, sendo que aos 73 passou a ser coadjuvado por Rodrigo Ribeiro que rendeu Rochinha.
Até ao final o Sporting tentou fazer-se à vida, mas o Desportivo de Chave soube fechar-se e quando permitiu situações de golo aos ‘leões’ apareceu o guarda-redes Paulo Vítor a manter o 2-0 final.
Já em tempo de compensação Patrick, aos 90+4, viria a ser expulso por atingir com o cotovelo Matheus Reis.
O inédito triunfo do Desportivo de Chaves em Alvalade é também o primeiro em casa de qualquer um dos ‘grandes’, frente aos quais, para o campeonato: além dos três empates no terreno dos ‘leões’ só tinha conseguido dois no das ‘águias’, em 48 jogos.

SÍNTESE: Sporting cede segunda derrota, Benfica mantém pleno de triunfos

O recém-promovido Desportivo de Chaves impôs hoje a segunda derrota seguida ao vice-campeão, Sporting, na quarta jornada da I Liga de futebol, aproveitada pelo Benfica para somar a sétima vitória em jogos oficiais na temporada.
Steven Vitória, aos 60 minutos, e Juninho, três minutos volvidos, estabeleceram o resultado final no Estádio José Alvalade, um triunfo inédito dos flavienses em visitas aos ‘leões’, que ficaram, provisoriamente, no 13.º lugar, a cinco pontos do topo, após a derrota na visita ao campeão, FC Porto (3-0) e já depois do empate inicial no terreno do Sporting de Braga (3-3).
Os comandados de Rúben Amorim podem terminar a ronda a oito pontos do FC Porto, caso os campeões nacionais vençam no terreno do Rio Ave, vencedor da II Liga, no domingo. E, na terça-feira, ficar à mesma distância do rival Benfica, que nesse dia recebe o Paços de Ferreira, em jogo em atraso.
Já os flavienses, na sua 17.ª presença entre os ‘grandes’, subiram provisoriamente ao sexto lugar, com os mesmos sete pontos do Estoril Praia, que visitou e venceu na sexta-feira o Paços de Ferreira (3-0), e dos bracarenses, que se deslocam no domingo a Arouca.
Também hoje, o Benfica alcançou hoje o seu sétimo êxito seguido na presente época, ao vencer na visita ao Boavista, entre jogos do campeonato luso e os ‘preliminares’ da Liga dos Campeões, apresentando a equipa do treinador alemão Roger Schmidt uma média de 2,9 golos marcados por partida.
O defesa central brasileiro Morato, aos 30 minutos, e o médio João Mário, aos 67 e 82, o segundo na conversão de uma grande penalidade, marcaram os golos das ‘águias’, que ainda têm em atraso uma receção aos Paços de Ferreira, marcada para terça-feira.
O Portimonense foi à Madeira e impôs a quarta derrota em quatro jornadas ao Marítimo, por 1-0, com um golo de Welinton Júnior, aos 43 minutos.

I Liga: Sporting – Desportivo de Chaves (declarações)

Declarações dos treinadores de Sporting, Rúben Amorim, e Desportivo de Chaves, Vítor Campelos, após o jogo da quarta jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado no sábado em Lisboa e que terminou com a vitória dos transmontanos, por 2-0:

- Rúben Amorim (Treinador do Sporting):

"O que falhou foi fazer golos, tivemos uma primeira parte em que não deixámos o Desportivo de Chaves criar qualquer ocasião de perigo. Não conseguimos empurrar a bola para a baliza, depois, na segunda parte, sofremos dois golos de rajada e a equipa não teve a mesma cabeça fria.
Não conseguimos criar as ocasiões de golo que criámos na primeira parte e o tempo foi correndo, fomos perdendo clarividência, muita ansiedade...os jogadores deram tudo. Perdemos e é pensar no próximo jogo.
Repito o que disse: o que está em causa é uma época desportiva. Aqui está a acontecer ao contrário, estamos a salvaguardar a saúde do clube, um clube não vai abaixo ou deixar de ter futuro por uma época desportiva. Obviamente que o lugar do treinador está sempre um risco num clube com esta dimensão.
O resto, no Sporting, está bem salvaguardado. Se tivéssemos marcado metade das situações que tivemos, ganhávamos o jogo com certeza. Penso que os jogadores estão a interpretar bem, só não estão a fazer golos. Criámos muitas situações, não concretizámos, sofremos um golo de cabeça quase de fora da área... obviamente que agora vão aparecer todos os problemas e mais alguns e cabe ao treinador arranjar soluções.
O planeamento está feito, tenho uma ideia para a equipa, temos um avançado mais de área, que é o Paulinho, agora é que se vê quem tem convicções e eu tenho as minhas.
O Slimani está preocupado com a imagem que passa e com o que as pessoas pensam, esperou por essa fase para fazer as suas queixas. Por mim, quero que o Slimani continue a ser o herói que é para os adeptos.
O ‘staff’ sabe o que se passou, o plantel sabe o que se passou. O principal para mim é dormir de consciência tranquila, podia ter uma lista inteira para falar, mas não preciso de o fazer pois disse-lhe tudo na cara. No dia em que quiser falar comigo, toda a gente no Sporting abre-lhe a porta, para voltar a falar, cara a cara.
O Ronaldo é jogador do Manchester United e penso que irá continuar a ser. Não vou mudar a minha opinião, não quero influenciar ninguém, faz parte do crescimento, fomos sempre muito aplaudidos pelos adeptos, é normal que estejam chateados. Não há que fazer grandes dramas".
 


- Vítor Campelos (Treinador do Desportivo de Chaves):

"A estratégia foi defender com duas linhas de quatro e dois mais à frente. Creio que na primeira parte não estávamos a ser tão agressivos, no bom sentido como é óbvio. Fomos organizados, mas pecámos muito, perdemos a bola muito rápido. Estávamos a demorar muito a soltar a bola quando a recuperávamos, mas estávamos a defrontar um adversário forte que não deixou.
Assumo que tivemos uma pontinha de sorte, o Sporting estava mais dominante. Ao intervalo fizemos duas alterações, demos mais consistência ao meio e, na segunda parte, fomos mais rápidos sobre a bola, mantivemos a mesma organização, tivemos mais bola e conseguimos fazer transições que nos levaram a conseguir os golos.
O Sporting continuou a dominar, muita bola na área e, com o Coates na nossa área, fizemos entrar o Queirós, para soltar os laterais. Penso que resultou. Tivemos ainda duas situações, uma do Hector e depois uma outra. Sabíamos que ia ser um jogo em que teríamos de sofrer, mas estou muito feliz pelos jogadores, porque foi a primeira vez que vencemos o Sporting, fizemos história.
Sabemos que o Sporting tem um plantel que pode não ter avançado de raiz, mas pode criar outros problemas e na primeira parte demonstrou isso. Na segunda com ponta de lança, pois o Coates jogou a maior parte do tempo avançado. O que posso dizer é que uma pontinha de sorte faz sempre falta e estou muito feliz pelo resultado.
Podemos considerar que o Chaves é uma equipa que trabalha muito durante os jogos, durante a semana e este resultado só vai ter valor se ganharmos o próximo jogo, como já o tinha dito quando ganhámos na Madeira. Os jogadores sabem a filosofia que implementámos desde que aqui chegámos, vamos ser sempre, todos os dias e todas as semanas, uma extensão dos nossos adeptos dentro de campo, é uma imagem de marca dos flavienses e dos transmontanos em geral. Esta vitória foi histórica.
O Sporting manteve a mesma estrutura, apesar dos intervenientes serem um pouco diferentes. Quando falo em sorte, falo do trabalho que se teve para a ter e nós trabalhámos muito. Sabíamos o que tínhamos preparado durante a semana e o que podíamos explorar e foi isso que fizemos".

Notícia em atualização



PARTILHAR:

Fogo na Senhora da Graça combatido por 246 homens, 74 viaturas e 1 avião

Homem de 41 anos morre em despiste de mota em Alijó