O incêndio que começou no sábado à tarde na Senhora da Graça, em Mondim de Basto, distrito de Vila Real, “mantém-se em curso, não circunscrito” e a concentrar um elevado número de meios.

No local, de acordo com o site da Autoridade Nacional da proteção Civil, estão 246 operacionais, auxiliados por 74 viaturas e um meio aéreo.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS), disse à Lusa que não há, neste momento, casas em risco.

Ainda no distrito de Vila Real, na senhora do Viso, Santa Marta de Penaguião, lavra um outro incêndio, também não circunscrito, que está a mobilizar 43 operacionais, 11 viaturas e dois meios aéreos.

Este incêndio começou no sábado, cerca das 23:45.

Também aqui, de acordo com o CDOS, não há, neste momento, casas em risco.

Em declarações à agência Lusa, o segundo comandante disse que os turistas foram retirados no sábado do Santuário de Nossa Senhora da Graça por questões de precaução, "porque o fogo estava a dirigir-se para lá", podia impedir a passagem "e causar problemas à retirada das pessoas".

O comandante não soube especificar quantas pessoas foram retiradas.

De acordo com a mesma fonte, o incêndio, que deflagrou pelas 15:44 de sábado na localidade da Senhora da Graça, tinha pelas 00:30 "duas frentes ativas”, mas uma estava “a ceder aos meios".

 

Fogo de Mondim de Basto em resolução, Santa Marta de Penaguião por dominar - CDOS

 O incêndio que deflagrou no sábado, na Senhora da Graça, Mondim de Basto, já se encontra em resolução, desde cerca das 11:00, sendo agora o fogo na Senhora do Viso, Santa Marta de Penaguião, o que motiva maior preocupação.

Em declarações à Lusa, o Comandante distrital da proteção civil, Miguel Fonseca, disse que o incêndio em mato na Senhora do Viso, que deflagrou cerca das 23:45 de sábado, “lavra em duas frentes, uma das quais já dominada”.

Segundo o responsável, o combate está a evoluir favoravelmente, estando já “a caminho um reforço com mais três grupos de combate”.

No terreno estão, cerca das 12:30, “110 operacionais, 27 viaturas e cinco meios aéreos”, disse.

O incêndio na Senhora da Graça, que começou cerca das 15:45 de sábado, encontra-se em resolução, mas com “alguns pontos quentes”, mantendo-se por isso no terreno “praticamente o mesmo dispositivo, porque há muito trabalho a fazer”.

Neste incêndio, segundo Miguel Fonseca, estão envolvidos “cerca de 250 homens, 68 viaturas e três meios aéreos”.

O comandante distrital de operações de Socorro de Vila Real acrescentou que “não há casas em perigo”, nos dois incêndios.



PARTILHAR:

João Andrade e Vítor Ribeiro vencem no Rali Município de Mesão Frio

Desportivo de Chaves impõe ao Sporting segunda derrota na I Liga