O Desportivo de Chaves assegurou hoje o regresso ao topo do futebol português, depois de três temporadas afastado, graças a uma recuperação incrível na II Liga portuguesa de futebol e à vitória no ‘play-off’ frente ao Moreirense.

Empurrado para o ‘play-off’ de acesso à I Liga na derradeira jornada do segundo escalão, os flavienses ultrapassaram o Moreirense, antepenúltimo do principal escalão, em dois jogos, para fazerem a festa da subida.

Na primeira mão venceram por 2-0 em casa, seguindo-se uma derrota por 1-0 em Moreira de Cónegos, que permitiu a promoção, três anos depois da descida.

A temporada dos flavienses esteve longe de começar fulgurante e a equipa às ordens de Vítor Campelos chegou a ser dada como arredada da luta pela subida.

De resto, o Desportivo de Chaves foi afastado da Taça da Liga ao primeiro jogo, com o Farense (1-2), e da Taça de Portugal também à primeira eliminatória, ao perder por 2-0 em casa do Felgueiras 1932, do terceiro escalão.

Até à 12.ª jornada, o conjunto de Trás-os-Montes alcançou apenas três vitórias e cinco empates, sendo que somou quatro das cinco derrotas em toda a temporada.

Tudo mudou a partir de 05 de dezembro, com o triunfo no Sporting da Covilhã por 2-0, que levou a equipa a alcançar logo quatro vitórias consecutivas, seguindo-se um empate e a melhor série da temporada, com cinco triunfos seguidos.

Esta boa série seria repetida no mês de abril, com mais cinco vitórias consecutivas a deixarem o Desportivo de Chaves às portas da subida, assegurando o terceiro lugar e a ida ao 'play-off'.

Vítor Campelos, de 47 anos, que alcançou a primeira subida à I Liga do seu currículo, foi o ‘timoneiro’ do plantel transmontano, que garantiu o regresso ao primeiro escalão após três temporadas arredado.

O técnico natural de Guimarães repete o feito alcançado já este século pelo malogrado Vítor Oliveira, quando o matosinhense devolveu Chaves ao escalão máximo em 2015/2016, 17 anos depois da última presença.

Dentro de campo, o principal destaque vai para Wellington Carvalho, o avançado brasileiro, de 29 anos, que na terceira temporada em Chaves surgiu em grande forma, tornando-se o melhor marcador com 13 golos, todos na II Liga, e ainda quatro assistências.

Ainda no ataque, o extremo João Batxi também ganhou protagonismo ao longo da época, terminando com sete golos e cinco assistências.

Mas o médio João Teixeira, formado no Benfica, chegou-se à frente no derradeiro ‘play-off’, depois de recuperado de uma lesão tardia, marcando na vitória na primeira mão. O português terminou a temporada com oito golos e uma assistência.

O plantel de Vítor Campelos conjugou a experiência de jogadores como Luís Rocha, Obiora e Nuno Coelho, com a juventude de Alexsandro e Bruno Langa, que fizeram a estreia em competições profissionais e ganharam relevância na equipa.

Esta é a quarta subida ao principal escalão do futebol português para o Desportivo de Chaves: a primeira ocorreu na época 1984/1985, seguindo-se uma segunda, na temporada de 1993/1994 e a penúltima, em 2015/2016.

Em 16 participações no escalão principal, os transmontanos atingiram a glória na década de 1980, quando, na temporada 1986/1987, atingiram o quinto lugar e a qualificação inédita para a antiga Taça UEFA na época seguinte. Em 1989/1990, seguiu-se novo quinto lugar, repetindo a melhor classificação entre os ‘grandes’.

O conjunto fundado em 1949 alcançou já este século outras duas inéditas conquistas: na temporada 2009/2010, foi finalista vencido na Taça de Portugal, frente ao FC Porto (2-1), na primeira e até agora única ida ao Jamor.

O clube, que naquela época desceu mesmo para o terceiro escalão e para fora das provas profissionais, atravessava uma crise financeira e inclusive um processo de insolvência, até ser recuperado pelo investidor e empresário flaviense Francisco Carvalho, que gere com a família os destinos do clube desde a temporada 2011/2012 e é atualmente presidente honorário.

Na época 2012/2013, o emblema flaviense regressou às competições profissionais e obteve a única conquista nacional, ao vencer o antigo Campeonato Nacional da 2.ª Divisão.

 

O Desportivo de Chaves garantiu hoje a 18.ª e última vaga na I Liga portuguesa de futebol de 2022/23, mesmo perdendo com o Moreirense por 1-0, na segunda mão do ‘play-off’ de acesso ao escalão principal.

Em Moreira de Cónegos, Paulinho marcou, aos 25 minutos, o golo da equipa da casa, que não foi suficiente para superar a formação transmontana, que trazia uma vantagem de 2-0 da primeira mão, disputada em Chaves.

Os flavienses, terceiros na II Liga 2021/22, vão cumprir na próxima temporada a 17.ª presença entre os ‘grandes’, e primeira desde 2018/19.

 

O Moreirense venceu hoje o Desportivo de Chaves, por 1-0, em jogo da segunda mão do ‘play-off’ de manutenção na I Liga portuguesa de futebol, disputado em Moreira de Cónegos.

 

Jogo no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.

Moreirense - Desportivo de Chaves, 1-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcador:

1-0, Paulinho, 25 minutos.

 

Equipas:

- Moreirense: Kewin Silva, Rodrigo Conceição, Artur Jorge, Lazar Rosic, Pedro Amador, Jefferson (Kevin Mirallas, 71), Sori Mané (Steven Vitória, 83), Paulinho (André Luís, 78), Yan (Gonçalo Franco, 70), Derik Lacerda (Galego, 70) e Rafael Martins.

(Suplentes: Miguel Oliveira, Fábio Pacheco, Ibrahima Camará, André Luís, Matheus Silva, Steven Vitória, Galego, Kevin Mirallas e Gonçalo Franco).

Treinador: Ricardo Sá Pinto (substituído no banco por Rui Mota, devido a suspensão).

- Desportivo de Chaves: Paulo Vítor, João Correia (Nuno Campos, 61), Luís Rocha, Alexsandro, Bruno Langa, Obiora, Ricardo Guima (Kevin Pina, 69), João Teixeira (Jô, 89), João Batxi, Wellington Carvalho (Juninho, 69) e Platiny (Patrick, 61).

(Suplentes: Ricardo Moura, Nuno Campos, Kevin Pina, Patrick, João Mendes, Juninho, Adriano Castanheira, João Queirós e Jô).

Treinador: Vítor Campelos.

 

Árbitro: António Nobre (AF Leiria).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Lazar Rosic (16), João Correia (27), Jefferson (36), Wellington Carvalho (37), Artur Jorge (83) e Kevin Mirallas (85).

Assistência: 4.051 espetadores.

 

Resultado dos ‘play-off’ de acesso/manutenção à I Liga portuguesa de futebol:

 

Play-off de acesso/manutenção da I Liga:

1.ª mão:

- Sábado, 21 mai:

Desportivo de Chaves (II) – Moreirense (I), 2-0

 

2.ª mão:

- Domingo, 29 mai:

Moreirense (I) - Desportivo de Chaves (II), 1-0

 

Desportivo de Chaves sobe à I Liga.

 

Nota:

I Liga (I), II Liga (II)



PARTILHAR:

Regresso do Chaves à I Liga é importante para a afirmação de toda a região - autarca

Dois idosos desalojados após incêndio em Mesão Frio