Uma criança, de sete anos, ficou, anteontem, gravemente ferida, na sequência de uma explosão provocada por gasolina, em Carviçais, concelho de Torre de Moncorvo. Salvou-se da morte devido à pronta intervenção de dois vizinhos - sobretudo de um jovem de 13 anos -, que o resgataram das chamas e o lançaram para um tanque de água.

Tudo aconteceu quando Luís André Cordeiro tentou acender uma salamandra - que se encontrava numa garagem transformada em sala de estar -, para aquecimento doméstico. Como a lenha estava húmida, resolveu ir à despensa buscar gasolina (que se destinava a uma moto-serra) para acender o aquecimento. Nesse preciso momento, dá-se uma explosão, seguida de incêndio. Numa fracção de segundos, as chamas propagaram-se às roupas da criança. Na habitação, estavam mais duas crianças, da mesma família, uma com três, outra com oito anos. Mas como não estavam na divisão onde aconteceu o acidente escaparam ilesas.

O pânico instalou-se e as outras crianças saíram de casa. Luís não conseguiu. Naquele momento, passava no local Fernando Menino, que, ao aperceber-se da movimentação e do fumo que saía da habitação, parou e entrou, deparando-se com um corpo \" literalmente a arder dos pés à cabeça\".

Ao retirar a criança do meio das chamas, ficou ferido nas mãos, sendo depois auxiliado por David Gaspar, de 13 anos, que estava na rua. Num gesto repentino, o adolescente atravessou a rua e mergulhou a criança, ainda com a roupa a arder, num tanque.

No local, os vizinhos falavam em \"milagre\", dado que o acidente poderia ter outras dimensões. \"Até os óculos do Luís derreteram,\" comentava uma vizinha, com as mãos na cabeça.

De imediato, a criança foi transportada, por particulares, para o Centro de Saúde de Torre de Moncorvo, apesar de os meios de socorro serem accionados e enviada para o local uma viatura do INEM.

Já no Centro de Saúde, a criança foi estabilizada, sendo evacuada para o Hospital de São João, no Porto. Apesar de apresentar queimaduras graves em grande parte do corpo, está livre de perigo.

Antigo comando

Pouco passava das 16 horas de anteontem quando Fernando Menino passava de carro numa das ruas da pequena aldeia de Carviçais. Nada o fazia prever, mas viu-se envolvido numa autêntica acção de socorro, tudo porque se deparou com duas crianças a fugir do interior de uma habitação, da qual saía um fumo negro.

Num acto de autêntica coragem, Fernando pára o carro e, num impulso rápido, corre para a habitação, onde se depara com uma criança envolta em chamas. \"A criança estava a arder dos pés à cabeça. De repente, segurei-a, a roupa ardia, tirei-a para a rua, as minhas mãos ficaram queimadas\", conta, ainda com as mãos envoltas em ligaduras.

\"Se passasse mais algum tempo o menino poderia ter morrido\", relembra. Amigo de 13 anos Já na rua, aparece um segundo herói, ou, melhor, um pequeno herói. David Gaspar, de 13 anos de idade, ao ver que Fernando lutava para trazer o pequeno Luís para a rua, devido aos seus ferimentos nas mãos, não hesitou em ajudar. Num acto repentino, puxa o amigo, atravessa a rua e mergulha o rapaz num tanque de água que se encontrava junto à casa onde tudo ocorreu. \"Já não se podia tocar no menino, que ele queimava.

Decidi, então, mergulhá-lo no tanque, disse, ao JN. \"Não sei bem por que fiz aquilo, mas era muita a aflição e não tive outro remédio; senão, o Luís podia ficar muito ferido ou até morrer. Foi num abrir e fechar de olhos, a roupa estava toda colada ao corpo \", relembra o adolescente. FP.



PARTILHAR:

Rancho Folclórico de São Tiago presente

Ligação Valpaços ao IP4