O livro “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI”, que descreve 35 dos principais núcleos deste tipo de arte no Nordeste Transmontano, vai ser apresentado em Torre de Moncorvo acolhe, na quinta-feira, anunciou a Cultura do Norte.

“Pintura mural: a raia transmontana no século XVI”, da autoria de Joaquim Inácio Caetano, identifica, descreve e caracteriza, formal e tecnicamente, 35 dos principais núcleos de pintura mural do nordeste de Portugal, distribuídos por quatro concelhos do nordeste do país, indica a Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN).

A DRCN, explica, numa informação publicada no seu sítio na Internet, que esta publicação abrange pinturas murais de Miranda do Douro, Mogadouro, Alfândega da Fé e Torre de Moncorvo, no distrito de Bragança.

A publicação demonstra paralelos formais e estilísticos na raia espanhola, onde o leitor é levado a conhecer os locais, as técnicas, as oficinas, a estética, a simbologia e o imaginário associado a este fenómeno cultural, artístico, religioso e popular, tão marcante do território raiano transmontano, no século XVI, "constituindo-se como uma das maiores heranças culturais comuns entre Portugal e Espanha".

“A exemplo das restantes publicações da Coleção Património a Norte, também 'Pintura mural: a raia transmontana no século XVI' é enriquecida com a disponibilização de vários conteúdos multimédia, pelo que a presente revista inclui a oferta de óculos de realidade virtual, visando otimizar a experiência dos leitores”, vinca a DRCN.

A publicação “Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” junta-se a duas outras publicações, sobre pintura mural, já anteriormente editadas nesta coleção, complementando-as: o segundo número sobre “A Pintura Mural no Museu de Alberto Sampaio”; e o quarto, dedicado ao tema “Pintura mural: intervenções de conservação e restauro”.

“Pintura mural: a raia transmontana no século XVI” é publicado no âmbito do projeto Património em Comum (PatCom), numa parceria da Direção Regional de Cultura do Norte e da Direção-Geral de Património da Junta de Castela e Leão, que visa o estudo, valorização e divulgação do património em comum, na zona raiana entre Trás-os-Montes e Castela e Leão.

A sessão terá apresentação do historiador Francisco José Lopes, e contará com a presença da diretora regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e do presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves.
 



PARTILHAR:

Sabrosa acolheu Fórum Internacional de Inovação Educacional Magalhães – Elcano

Cooperativa Árvore denuncia "destruição de monumento sem consentimento"