A promoção da sexta-feira 13 de março em Ourense, Espanha, é a primeira iniciativa do protocolo de cooperação transfronteiriça que junta a vila portuguesa de Montalegre e a cidade espanhola na divulgação conjunta de eventos culturais e desportivos.

“Iremos fazer promoções conjuntas lá e cá, cá e lá, tentando muscular um pouco as relações culturais e também comerciais. Quem mais tem a ganhar com tudo isto somos nós, porque estamos a solidificar relações com uma cidade grande da Galiza, que tem a dimensão da cidade do Porto”, afirmou hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Montalegre.

O autarca afirmou que o protocolo de cooperação transfronteiriça visa a “promoção nos dois países dos eventos que caracterizam” as duas localidades e, assim, atrair mais visitantes aos dois lados da fronteira.

Entre os eventos estão a sexta-feira 13 ou “noite de bruxas”, que se celebra neste mês de março, e ainda a prova mundial de ralicross, que decorre entre 02 e 03 de maio no Circuito Internacional de Montalegre.

Em Ourense, por exemplo, celebra-se a 31 de outubro a noite da Santa Compaña 31, na cidade de As Burgas.

O protocolo foi assinado na segunda-feira pelo presidente da Câmara de Montalegre, Orlando Alves, e o alcaide de Ourense, Gonzalo Pérez Jácome.

A sexta-feira 13 ou a “noite das bruxas” atrai milhares de pessoas e é uma grande “força motora” do desenvolvimento de Montalegre, vila do distrito de Vila Real que é também conhecida com a “capital do misticismo”.

“Estamos à espera de uma grande enchente”, afirmou Orlando Alves, que lembrou que o evento que se tornou numa das “maiores festas de rua do país”.

A primeira edição deste ano conta com a atuação de Virgem Suta, na praça do município, a banda de Beja que junta Nuno Figueiredo e Jorge Benvinda.

A festa em Montalegre arranca às 13:13 e o ponto alto continua a ser protagonizado pelo padre António Fontes, a quem cabe fazer a tradicional queimada, uma bebida feita à base de aguardente, limão, maçã, canela e açúcar e que “esconjura todos os males”.

A “noite das bruxas", que começou a ser celebrada em 2002, tornou-se num dos principais eventos deste município, a par com a Feira do Fumeiro, que se realiza em Janeiro.

Em 2020, volta a assinalar-se uma sexta-feira 13 em novembro.



PARTILHAR:

Alijó aplica 450 mil euros para requalificar área envolvente ao plátano

Nova presidente da Câmara de Mondim de Basto toma posse hoje